Como funciona o marketing para pequenas empresas?

4 de outubro de 2018 por na categoria Estratégia com 0 e 0

Independente do tamanho da sua empresa, o marketing tem que ser colocado em pauta. O marketing para pequenas empresas é tão eficiente quanto para uma grande. E você não precisa gastar rios de dinheiro para começar a ver um retorno, basta ter estratégia e determinação.

O IBGE aponta 116 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil, já imaginou sua marca conversando e vendendo para esse público? Pois imagine. O radar Webshoppers relata que a quantidade de consumidores ativos no país passou de 47,93 milhões, em 2016, para mais de 55 milhões no ano seguinte, alta de aproximadamente 15%. Clientes ativos são os brasileiros que realizaram ao menos uma compra digital no ano. A tendência para 2018 é de um crescimento de 12% nas vendas online.

Marketing para pequenas empresas, como começar?

Sempre comece pelo simples e depois vá evoluindo conforme os resultados vão aparecendo. Primeiro, antes de tudo, reveja todos os materiais impressos que sua empresa possui. Tenha em mente cartões de visita, panfletos antigos, cardápios, flyer promocional, etc… Tem algum material que está bom para uso? Use-os. Distribua no bairro, no semáforo, nos jornais, faculdades, escolas, onde achar relevante.

Segundo, como está o seu site? Atualizado? Tem campos para contato, cotações? Não? Então, coloque-os. E suas redes sociais? Não tem ou estão abandonadas? Crie ou atualize. Você viu que os dados de consumidores online são promissores. Atualizar e publicar nas redes sociais é gratuito e você pode começar hoje mesmo.

 

Organizou as informações?

Então vamos para o planejamento. Quais são suas metas? Decida exatamente o que você quer atingir nos próximos três a seis meses com o plano de marketing para pequenas empresas e coloque no papel.

Já pensou em pegar aquela lista de e-mails que você tem e usá-la para divulgar sua empresa? Faça um e-mail introdutório, mostre quem é você e porquê está entrando em contato. O marketing para pequenas empresas aliado a uma campanha de e-mail marketing pode ser eficiente para começar o primeiro contato com um cliente que já se esqueceu da sua empresa ou que se cadastrou em sua lista, mas nunca recebeu nada de interessante. Isso pode despertar interesse de se reconectar com sua marca.

Google My Business (Google Meu Negócio)

O Google My Business é uma ferramenta gratuita, que permite que as pessoas encontrem informações sobre sua empresa na Pesquisa Google e no Google Mapas. É muito fácil criar e atualizar o que é exibido para as pessoas quando elas procuram por sua empresa. E melhor do que aparecer para seus clientes, é aparecer sem pagar nada por isso.

E o mais interessante no Google My Business é que você pode replicar seus conteúdos aqui e seus clientes também podem mandar fotos do seu produto ou de uma visita à sua empresa.

 

Faça acontecer!

Viu como tem muita coisa para fazer no marketing para pequenas empresas? O planejamento com pouco investimento pode dar a ilusão de que não trará resultados efetivos para sua empresa, mas não se engane, grandes investimentos também podem não dar o resultado esperado. Tudo depende principalmente de estratégia!

O grande segredo do marketing para pequenas empresas é o planejamento e, principalmente, a execução das ações. Sim, a execução é importante, do que adianta pensar e planejar, mas não fazer? Porém é o que a maioria dos empresários fazem, param no planejamento.

Se sua empresa não tem um grande time de marketing, ou não tem ninguém responsável por isso e no orçamento não cabe a contratação de profissionais internos considere contratar uma agência de marketing digital.

Usar a inteligência de mercado de uma agência de marketing trás para sua empresa um plano de ações que serão executados por pessoas competentes que estudaram anos para saber como inserir sua marca no mercado com eficácia e bons resultados. Não basta apenas inserir sua marca no mercado, ela também precisará de uma manutenção. Ou seja, criar conteúdo para se conectar com os clientes, periodicidade de e-mail marketing, publicações nas redes sociais e interação com clientes. Uma agência, além de criar todos os materiais necessário, também irá auxiliar nas interações com os clientes.

A Toulouse, desde 2004, apoia as micro e pequenas empresas, e assim criamos planos especiais para sua empresa não ficar parada e começar a gerar bons resultados. Confira aqui 

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