Entenda que a prospecção de clientes é crucial para os negócios

1 de novembro de 2018 por na categoria Vendas com 0 e 0

A prospecção de clientes é a parte mais importante da engrenagem da sua empresa. Você conta sempre com a sorte ou faz o dever de casa direito? Quer estar à frente do seu concorrente? Então entenda seus clientes e as necessidades deles. E entendê-los não é só ver onde seu produto ou serviço se encaixa na vida deles, mas sim saber como tornar-se necessário.

Começar a prospecção de clientes sem ter visão ideal de quem eles são é a mesma coisa que achar que todas as pessoas são seu potencial cliente e isso não é verdade. Um lead com o perfil correto vale mais do que cem contatos desqualificados. Busque mais qualidade do que quantidade.

Para vender bem, seu time precisa saber o que exatamente está vendendo, concorda? Sua equipe sabe todos os detalhes do seu produto? Se você pensou, claro que sabe, são pagos para isso, oras! Sim, sabem, mas você já percebeu que muitas vezes entramos no automático na hora de vender e esquecemos de detalhes cruciais? Revise seu material de prospecção de cliente junto com a equipe, procure falhas e detalhes esquecidos. Aposto que sua equipe encontrará novas maneiras de vender o mesmo produto.

Maneiras de começar a prospecção de clientes

  1. Marketing de conteúdo: um assunto que sempre estamos discutindo em nosso blog e sua empresa pode usufruir de todo o conhecimento do mercado para trazer novos leads qualificados através de textos, infográficos, vídeos e ebooks.
  2. Mídias sociais: com um perfil ideal traçado, você pode encontrar seu públicoe conversar com ele, chamando sua atenção e criando um vínculo inicial.
  3. Peça indicação de novos clientes para os clientes atuais.
  4. Vá atrás de clientes antigos, aqueles que não compram há mais de três meses. Avalie o motivo de seu sumiço, pois com esta ação você poderá mudar atitudes internas que você ainda não tinha percebido que estavam acontecendo.
  5. Eventos como feiras e rodadas de negócios são uma oportunidade ótima para prospecção de clientes.
  6. Já pensou em procurar o antigo responsável pelas compras do seu cliente? Ele pode estar em um concorrente que também faria compras com sua empresa.
  7. Procure por sindicatos ou entidades do ramo dos seus clientes e peça pela lista de associados, com ela você vai ter vários nomes para começar a trabalhar.

Defina metas e mãos à obra!

Muitas vezes essa frase nos assusta e ficamos paralisados sem saber por onde começar, mas não se preocupe, você pode começar devagar e aumentar o ritmo depois. Como quando você começa a treinar para correr, no primeiro dia você corre um pouco e depois vai aumentando a frequência e a quantidade de tempo.

Programe junto com sua equipe a criação de novos materiais, blog post, ebooks e publicações para mídias sociais. Com alguns materiais produzidos, insira na rotina o disparo de email marketing para comunicar seus leads sobre os novos conteúdos.

Uma informação importante na hora da prospecção de clientes é ter o perfil detalhado de sua persona. Atente-se a essas dicas na hora de pensar na sua persona e criar conteúdos direcionados a ela:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria para ele sobre a sua empresa ou ramo de atividade?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades, desafios e obstáculos?

E se sua empresa vende para outras empresas, não se preocupe, a persona também poderá te ajudar. Pense em:

  • Qual é o tipo de empresa que compra a sua solução?
  • Qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia as decisões do departamento para o qual sua empresa vende?

Use o tempo a seu favor, organize-se!

Um CRM( “Customer Relationship Management” – Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode organizar sua vida. O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups até médiase grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes. Pensar em prospecção de cliente é também ter em mente organização de informação e principalmente do tempo de cada tarefa.

E se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, consulte nossos especialistas, somos experientes em prospecção de clientes e aumento de vendas.

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