O plano de marketing ideal para 2019

13 de dezembro de 2018 por na categoria Promoção com 0 e 0

Primeiro, vamos entender o que é um Plano de Marketing.

O plano de marketing é o planejamento das ações, metas e objetivos de uma empresa, com o foco principal em melhorar vendas, posicionamento, engajamento e aumento de mercado. Esse plano guiará as ações estratégicas da empresa e pode ser voltado para a marca, um reposicionamento de mercado, um produto específico ou serviço oferecido pela empresa.

Por isso o plano de marketing é considerado como uma ferramenta de gestão. Utilizando corretamente as etapas de um plano de marketing, uma empresa se mantém competitiva no mercado em que ela está inserida.

Como começar o desenvolvimento do plano de marketing?

Agora que você entendeu o que é, vamos conversar sobre como começar o desenvolvimento do plano de marketing.

Você conhece o seu mercado de atuação? Conhece os concorrentes e o público-alvo?

Se você não sabe onde sua empresa atua e como esse ramo funciona, você precisará estudá-lo. As decisões que você irá tomar vão influenciar o planejamento e a execução das campanhas e não saber o que sua persona quer, pode fazer você tomar decisões equivocadas de onde investir para fazer anúncios, por exemplo.

Definir as metas da sua empresa também é um fator importante nessa fase. Pois se você não sabe para onde ir, qualquer caminho é viável, não é mesmo? As metas não precisam ser extravagantes, mas sim coerentes com a realidade da sua empresa e com os fatores externos. E por isso fica mais simples estabelecer pequenas metas para alcançar metas maiores. Evite gerar expectativa em excesso, e saiba que o seu plano de marketing pode ter que ser reajustado antes de surgir o resultado esperado.

Muitas vezes temos certeza absoluta de que conhecemos tudo sobre o nosso segmento e não procuramos olhar o que a concorrência anda fazendo. Além disso, uma análise interna também é primordial, pois não adianta planejar aumentar as vendas de um produto ou serviço se sua empresa não vai dar conta da demanda.

Outro passo importante para um bom plano de marketing é conhecer sua persona, saber de todas as dores que ela tem em relação ao seu segmento. Por exemplo, se você tem uma academia de dança, você precisa entender o que esse aluno está buscando. Será que ele quer dança clássica, balé, tango ou forró universitário. Ou todos os estilos em um pacotemensal. Ou apenas dois tipos de dança. Ou nenhum desses. Quem vai saber responder essas dúvidas é o seu futuro aluno. Se o seu negócio já está em andamento, faça uma análise de cada tipo de persona que sua empresa atende. Se você ainda vai começar um empreendimento, pense como um consumidor e analise se você supre as necessidades dele. Se for viável, faça uma pesquisa de opinião, nunca é demais ouvir o que o cliente pensa sobre seu segmento.

Onde está meu cliente?

Além de pensar nas dores do seu cliente você deve analisar o comportamento da sua persona. Todo plano de marketing necessita de ação, pois é a fase onde iremos começar a pôr amão na massa e usar todas as estratégias pré-definidas. Nessa fase é preciso delimitar as formas de divulgação de acordo com as personas da sua empresa. Por exemplo, se sua persona só anda de carro, não adianta quer atingi-la com anúncios em transportes públicos.

Você deve estar pensando que tudo o que disse até agora é muito superficial, mas garanto que metade dos empresários não prestam a atenção necessária nestes pontos que ressaltei. E, pasmem, muitos não acreditam na força do marketing, principalmente no marketing digital.

Mas uma pesquisa do Hubspot demonstrou que empresas que publicam pelo menos 16 posts por mês têm 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que postam, no máximo, 4 post. E as que publicam 16 posts ou mais também são capazes de gerar 4,5 mais leads do que aqueles que fazem entre nenhum e 4 posts.

A Retailing Today, chegou à conclusão que 81% dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de qualquer compra, fato que já havíamos comentado em outro post do nosso blog. Com essas informações, você percebe que deixar de lado ações virtuais é ter um planejamento falho?

Para ter um plano de marketing eficiente para sua empresa, além de planejamento, precisa-se de conhecimento de estratégias e ações online e offline. Um plano de marketing efetivo não é saber o quanto temos de verba disponível e nem mesmo gastar sem pensar em cada detalhe.

Nesse texto demos algumas dicas de como começar a elaborar seu plano de marketing para 2019, mas se quer ter eficiência nas ações e resultados com o que foi investido, converse conosco. Nosso time está preparado para criar um planejamento estratégico e vencedor para sua empresa. Fale agora mesmo com nossos especialistas.

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