O que é Marketing Mix e como ele favorece as vendas

10 de janeiro de 2019 por na categoria Comunicação com 0 e 0

Marketing mix ou mix de marketing são variáveis que precisam ser analisadas durante a formulação de um plano de marketing eficaz. O marketing mix é responsável pelo entendimento total do produto ou serviço, ou seja, saber de toda a sua formulação e execução para poder vender de forma mais eficiente.

O que é marketing mix?

A primeira versão do marketing mix tem quatro variáveis e é adotado por diversas empresas. O modelo foi defendido por Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing” na Universidade de Michigan em 1960. São eles:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Produto: política de garantia, diferenciaçãodo design e embalagem, marca e concorrência;
  • Preço: desconto e condição de pagamento, financiamento e prazo;
  • Praça: loja, logística, canal de distribuição e de armazenamento;
  • Promoção: promoção, publicidade e propaganda, relações Públicas, trade marketing e marketing digital.

O segundo modelo é denominado 4 A’s de Raimar Richers ou Sistema Integrado de Marketing, que se dividem em:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Análise: é a identificação da força de mercado, com as referidas atividades de política, concorrência, legislação, tecnologia e sociedade;
  • Adaptação: corresponde a adaptar o produto ou serviço às necessidades apontadas pela fase anterior da Análise;
  • Ativação: é a ação de concretizar o planejamento traçado;
  • Avaliação: se refere a analisar o que foi realizado e mensurar os pontos fortes e fracos da empresa.

Existe o terceiro conceito que é chamado de 4 C’s de Robert Lauterborn, desenvolvido no ano de 1990, com ideias contrárias e complementares ao conceito de Mc Carthy. Ele sugere substituir os 4 P’s pelos seguintes 4 C’s:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Necessidades e Desejos do Consumidor (Consumers Wants and Needs)
  • Custo para satisfazer o Consumidor (Cost To Satisfy)
  • Conveniência para comprar (Convenience to Buy)
  • Comunicação  (Communication)

Ao correlacionar os 4 P’s com os 4 C’s teremos:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Produtos: necessidades e desejos do consumidor;
  • Preço: custo para satisfazer o consumidor;
  • Praça: conveniência para comprar;
  • Promoção: comunicação.

Hoje em dia ainda podemos ter todos esses conceitos vigentes, pois o esqueleto da empresa ainda é o mesmo e a necessidade de vender também. O que precisamos prestar atenção é que o consumidor mudou muito desde 1960 e a maneira de vender também. Mas ainda precisamos vender produto e serviço sabendo exatamente o que ele irá proporcionar ao consumidor final. Então, pensando em Robert e seus 4 C’s temos que analisar também a necessidade e o desejo do consumidor. Satisfazer o cliente com o custo não é fazer o preço que ele quer, e sim, convencê-lo de que aquele valor agregado no produto vale o quanto ele está pagando. E, hoje, a comunicação com o consumidor está mais instantânea do que em 1990 e nesse ponto também devemos pensar em como o marketing digital vai auxiliar nessa comunicação.

 

Parece complexo pensar em todos os processos separados, porém se agrupados e pensados por etapa, a complexidade se dissolve. Vamos analisar o marketing mix de Kotler e McCarthy.

Produto:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • As demandas ou demanda que seu produto consegue atender;
  • Como ele atende essas demandas (suas funções, benefícios etc);
  • Como as pessoas podem e devem usá-lo;
  • Suas características, tais como nome, descrição e formato;
  • O que diferencia seu produto do que seus concorrentes oferecem.

Preço:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Seus custos de produção;
  • Quais são os valores que o cliente está disposto a pagar pelo que você oferece;
  • Quanto seus concorrentes estão cobrando;
  • Quais são os fatores que podem alterar o preço de seu produto (épocas comemorativas, clientes especiais, áreas de distribuição, entre outros).

Praça:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Será necessário aumentar a minha equipe?
  • Quais ferramentaspreciso ter para distribuir nos melhores lugares?
  • O que precisa ser personalizado em cada canal para ter resultados positivos?
  • Vou criar uma loja virtual? Como vou mandar os produtos?
  • Tenho estoque para suprir vendas imediatas?
  • Vou ter uma matriz e uma filial?
  • Como oferecer benefícios para os vendedores e distribuidores?

Promoção:

Defina os melhores canais de divulgação, ou seja, as mídias mais acessadas pelos  seus potenciais clientes ou os locais mais frequentados;

Pesquise os dias e horários mais indicados para promover seu negócio;

Verifique quais ações têm os melhores resultados, tais como formato dos conteúdos (vídeos, imagens, textos) e linguagem;

Confira o que seus concorrentes estão fazendo e descubra seus pontos fortes e fracos.

Como você percebeu, o Marketing Mix é de extrema importância para as empresas. E sua empresa precisa analisar melhor as etapas antes de precificar ou fazer um plano de investimentos em mídias. Ainda tem dúvidas de como começar ou quer melhorar o seu marketing, para atrair mais vendas? Converse com um especialista da Toulouse agora mesmo.

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