Como a segmentação de mercado aumenta as vendas

24 de janeiro de 2019 por na categoria Vendas com 0 e 0

Para pensar em segmentação de mercado, você precisa entender algumas coisas sobre o seu público-alvo e separar cada grupo de consumo de acordo com:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • as suas características;
  • as suas necessidades;
  • as suas preferências;
  • os seus comportamentos;
  • os seus desejos;
  • e os seus hábitos de consumo.

E tudo isso é importante, pois definirá como segmentar seu público de acordo com seu produto ou serviço. Por exemplo, uma escola deinglês tem vários públicos diferentes, como crianças, adolescentes e adultos. Dentro de cada público ele tem segmentos diferentes, por exemplo os adultos podem se dividir em adultos que não sabem inglês, os adultos que sabem e querem aperfeiçoar seus conhecimentos e os adultos que querem aprender inglês voltado para negócios. Com cada segmento, sua empresa deverá entregar uma comunicação diferente. Nesse exemplo, fizemos essa segmentação de mercado pensando nos desejos e necessidades destes adultos.

 

Entende como a segmentação de mercado pode influenciar na comunicação da sua empresa como um todo e não só em partes?

Os benefícios da segmentação de mercado

A segmentação de mercado é um elemento estratégico importante para as empresas. Mais do que auxiliar a determinar com quem vai se comunicar, essa ferramenta também ajuda em:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • como se dará esse relacionamento;
  • a linguagem a ser usada;
  • os canais a serem explorados;
  • entre outros aspectos.

O primeiro benefício que podemos ter com a segmentação de mercado é:

 

 

  1. Campanhas eficientes

Fazer um planejamento de marketing de forma ampla e tentando acertar a todos os públicos tende a não ter um bom resultado prático. Generalizando as campanhas, o público que não têm necessidade ou não usam o seu produto estão recebendo a sua divulgação. Com isso suas campanhas serão dispendiosas e sem resultado.

 

Uma campanha segmentada e direcionada a um público específico acaba por gerar mais resultado por se relacionar com as pessoas certas. As chances de fechar um negócio aumentam e a sua equipe passa a atuar de maneira mais eficiente.

 

Um bom exemplo de campanha eficiente é usar as rede sociais para arrecadar leads e segmentá-los antes mesmo de mandar o primeiro e-mail. Ou seja, com um formulário conciso e rápido, você pode criar diferenteslistas de leads se baseando nas classificações que demos ali em cima.

 

2. Tempo de venda

 

Já pensou em diminuir o tempo que seus vendedores demoram para realizar uma venda?

A divulgação dos seus produtos ou dos seus serviços chegando às pessoas que realmente têm interesse neles deixará o processo de vendas mais curto e menos complexo.

 

Uma campanha adequada deixa o consumidor preparado para a compra, e a equipe de vendas se esforçará menos ao demonstrar para ele o porquê de contratar a sua empresa. Se você acredita que seu produto seja complexo, não exite em pensar em processos de relacionamentos curtos. Invista o tempo da sua equipe de marketing em e-book ou vídeos explicativos.

 

3. Alocação de recursos

Campanhas segmentadas tendem a ter um custo menor por se tratar de uma ação estruturada e com foco bem definido de atuação. Por conhecer quem é o público-alvo da empresa e onde encontrar essas pessoas, a equipe de marketing sabe exatamente onde alocar os recursos da campanha.Saber das características, necessidades, preferências e comportamentos do seu público torna o direcionamento da verba de marketing mais eficiente com resultados mais diretos.

 

4. Ganhar mercado

Com as dicas anteriores não tem como seu negócio ficar parado. Atendendo a necessidade de seu público-alvo, o market share aumentará.

 

Como você viu, a segmentação é fácil de se fazer, e traz retornos otimizados em vendas. E você pode ter retornos ainda maiores aliando a segmentação com estratégias de marketing. Entre em contato com um especialista da Toulouse para saber mais.

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