O que é SEO e porque sua empresa deve fazer

11 de abril de 2019 por na categoria SEO com 0 e 0

Sua empresa tem um site, mas os conteúdos não são pensados de forma estratégica e não têm SEO (Search Engine Optimization). Mas afinal, seu site precisa mesmo de SEO para ser relevante?

Criar conteúdo apenas por criar é um investimento sem retorno. Estar na internet não é o suficiente para ser encontrado. Para estar na primeira página do Google é preciso ter uma estratégia definida que otimize resultados e garanta que sua empresa alcance um posicionamento melhor nos resultados de busca do Google.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. Esse é o nome dado para estratégias de otimização para sites, blogs e e-commerces. O resultado de um bom SEO é ter lugares de destaque nos rankings de busca, gerando assim tráfego e autoridade para um site.

O principal objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico e garantir visibilidade. Estar em um lugar de destaque no ranking traz visibilidade no mundo digital e, como consequência, aumenta os leads e novas oportunidades de vendas.

Em uma pesquisa sobre o hábito dos internautas, constatou-se que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo. Ou seja, os links orgânicos da primeira página são os mais prováveis de receberem visitas.

Como usar SEO para ranqueamento?

A pesquisa de palavras-chave é a parte principal da sua estratégia, pois ela é quem vai levar seu texto para o usuário que está fazendo pesquisas sobre determinados assuntos.

Nós já conversamos sobre persona em nosso blog e aqui, nesta etapa, é muito importante ter em mente os problemas que sua persona pode ter. No SEO, a determinação de palavras-chave que ajudam a persona a achar uma solução é estrategicamente necessária.

Por exemplo, se você é uma editora de livros e está criando conteúdo para chamar a atenção de novos escritores, você precisa entender o que eles procuram. “Publicar um livro” deve ser uma dor da persona dessa editora. Criar conteúdos com essa palavra-chave pode aguçar a curiosidade para conhecer melhor a empresa.

O SEO precisa ser bem estruturado e palavras-chaves são apenas o começo disso. Ter um planejamento de SEO é ir em busca do potencial máximo do seu blog ou site.

Além de planejar as palavras-chaves, você tem que saber qual é o seu objetivo com os conteúdos que irá criar. Aumentar o tráfego orgânico sempre aparece na lista dos propósitos do SEO.

Tipos de palavra-chave

Qual usar no SEO?

Head Tail Keyword

São as palavras-chave que possuem o maior volume de buscas mensais para um determinado nicho. Existem palavras com mais de 70 mil buscas no mês, e assim seria perfeito se sua empresa aparecesse na primeira página de busca.

 

Porém o grande volume de busca também gera uma concorrência alta. São vários sites e blogs falando sobre o mesmo assunto e todos querendo rankear uma palavra-chave abrangente.

Considere as seguintes questões na hora de focar em head tail keywords:

  • O volume de tráfego sempre é maior, mas a concorrência também acompanha esse enorme volume.
  • A grande concorrência aumenta a necessidade de conteúdos muito trabalhados, completos e nada superficiais.
  • Necessidade extrema de uma estratégia de Link Building muito forte para conseguir melhorar o rankeamento
  • A necessidade de monitoramento do conteúdo é constante. Apenas postar e esquecer um artigo certamente não trará retorno algum. Os conteúdos e sites que ocupam as primeiras colocações estão fazendo atualizações diárias para permanecerem nessas posições.
  • Apesar do grande volume de tráfego orgânico, as Head Tail Keywords costumam ser menos qualificadas, já que qualquer tipo de pessoa que procure por um determinado termo pode parar na sua página.
  • Essas palavras-chave são genéricas.

Long Tail keyword

São palavras-chaves de cauda longa, ou seja, são longas e muito mais específicas que as Head Tail. Usar palavras mais específicas sobre seu produto ou serviço atrairá apenas pessoas que realmente querem seu produto, fazendo uma peneira dos visitantes.

 

Por exemplo, camiseta é uma palavra genérica, podemos estar falando de qualquer modelo, correto? Se o seu conteúdo focar apenas na palavra camiseta o tráfego do seu site será alto, porém a taxa de conversão pode ser baixíssima. E isso acontece porque o seu conteúdo está atraindo a atenção de vários nichos que querem camiseta.

Na contramão disto, se você usar “camiseta polo listrada” irá restringir e afunilar o público que está buscando informação sobre camiseta. Usar várias palavras combinadas pode trazer menos tráfego para seu site, mas melhora a sua conversão de visitantes em clientes.

Considere essas características para Long Tail Keyword:

  • Menor volume de tráfego, mas extremamente qualificado.
  • Conteúdos mais direcionados a um determinado ponto específico.
  • Melhor para esclarecer dúvidas do usuário rapidamente.

Como pesquisar palavras-chave?

Ao conhecer sua persona e definir seu tema, o próximo passo é escolher as ferramentas para trabalhar com o SEO. Existem várias ferramentas que podem auxiliar no SEO, mas a mais usada é o planejador de palavras-chaves do Google, o Keyword Planner.

Dentro do Keyword Planner, você encontrará o volume de busca de cada palavra-chave e suas variações. Após a pesquisa realizada, você poderá gerar um relatório com os melhores resultados e oportunidades.

Uma dica importante para selecionar palavras-chave é focar nas de cauda longa e inserir pelo menos duas ou três palavras de cauda curta durante o texto para alcançar melhores resultados. Analisar os textos da concorrência também é uma dica importante, e para fazer isso entre nos primeiros resultados do Google e leia-os de forma crítica, prestando atenção na construção do texto.

Esse é o caminho inicial do SEO, após todos estes passos, o monitoramento dos resultados também é essencial.

E então, pronto para por seu site no ranking do Google? Conte com um especialista em marketing digital e SEO da Toulouse.

 

Adicionar comentário

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103