Os números das redes sociais que são importantes para o marketing

18 de abril de 2019 por na categoria Web com 0 e 0

As redes sociais deixaram de ser apenas um lugar para curtir e compartilhar fotos há um bom tempo. Digo isso porque as empresas estão investindo cada vez mais em anúncios nas redes sociais, seja para reconhecimento de marca ou para geração de leads.

Há estatísticas que mostram o quanto sua empresa pode estar deixando de alcançar ficando fora das interações sociais. E não se prive em pensar apenas em Facebook e Instagram quando eu falo sobre redes sociais, pense também em: WhatsApp, YouTube, Linkedin, Pinterest e Snapchat.

Vamos falar de usuários nas redes sociais.

O Facebook conquistou entre 2017 e 2018 cerca de 223 milhões de novos emails cadastrados. Desse total, o Facebook calcula que 127 milhões de pessoas ativas mensalmente estão conectadas no Brasil.

Estima-se que a população brasileira é de mais ou menos 201,1 milhões de habitantes. Desse total, 139,1 milhões já são usuários da internet, segundo levantamento da Digital in 2018 – We are Social e Hootsuite.

O YouTube está se tornando uma revelação dentre as redes sociais. A plataforma de vídeos registrou no último trimestre de 2018 um total aproximado de 1,9 bilhão de usuários. Outra curiosidade é que mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis.

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos e está se tornando a sensação entre os jovens brasileiros. O WhatsApp ganha cada vez mais relevância e usuários. Em 2018, ele atingiu o número de 1,5 bilhão de usuários. Outra mídia que também ganha a simpatia dos internautas é o Pinterest. Ele tem 250 milhões de usuários e uma infinita variedade de fotos, se consagrando como um site de consulta e referência de tendências.

E quem disse que não podemos ter uma rede totalmente corporativa? O Linkedin exibe prestígio com um criteriosa audiência corporativa. Em 2018, o site alcançou os 600 milhões de usuários. Considerando que são números globais, é uma ótima e promissora mídia que promete amadurecer ainda mais em 2019.

Já o Twitter e Snapchat estão em um momento de estagnação, com pouco crescimento de novos usuários, mas apesar disso, Twitter conta com 321 milhões de usuários, e sua receita com anúncios cresceu em 25%, o que significa que os usuários já cadastrados continuam usando a rede ativamente.

E para finalizar os dados sobre usuários, em média, uma pessoa passa 116 minutos por dia conectada às redes sociais.

E como as redes sociais ajudam as empresas?

Em pesquisas de tendências para redes sociais em 2019, 53% das empresas usam as redes sociais para divulgação de marca e 44,2% para ajudar o engajamento com a sua audiência. Também temos as empresas que buscam o aumento de vendas e de quantidade de clientes, ficando com 38,1% das respostas. E a geração de tráfego para site e blog, 35%.

Porém não adianta sua empresa estar nas redes sociais e não ter planejamento de marketing digital. Os dados das pesquisas apontam que 43,6% das empresas ativas nas redes sociais seguem um calendário editorial, alcançando uma média de visitas 1,5 vezes maior do que aquelas que não utilizam o recurso. A definição de dias, números e horários das postagens são, nessa sequência, os critérios mais levados em conta na estratégia adotada. E entre as principais métricas acompanhadas estão engajamento (75,5%) e alcance (72,4%).

A realidade de planejamento vem mudando a cada ano, pois as empresas perceberam que estar nas redes sociais apenas por estar, não era o ideal. Em 2017, 37,7% das empresas achavam relevante adotar estratégias de conteúdo e calendário editorial. Essa mudança de realidade mostra que os profissionais que trabalham no marketing das empresas precisam ter treinamento ou conhecimento do que estão fazendo.

Os desafios dentro das redes sociais são inúmeros. Estima-se que 69,4% das empresas consideram que manter o público engajado é um dos maiores desafios que os perfis empresariais sofrem nas redes sociais. Aumentar o alcance das publicações é outro desafio, com 57,3% do total.

O marketing digital é um caminho sem volta e as redes sociais estão aqui para ajudar sua empresa a divulgar ainda mais os feitos da sua marca. Um estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers, com base em 1 mil entrevistas, mostrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de comprar produtos, seja por comentários, likes ou interações com as marcas.

Ter uma presença ativa nas redes sociais traz muitos benefícios para sua empresa, como atrair seu público-alvo, manter relacionamento com clientes, prospectar novos clientes e, claro, ter mais um canal de comunicação e vendas. A equipe da Toulouse conta com especialistas em marketing nas redes sociais que podem auxiliar sua empresa. Entre em contato e converse com a gente.

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