Toda empresa precisa ter uma estratégia de vendas que seja efetiva e aumente o faturamento da empresa. Mas também precisa ter suporte para que estas vendas aconteçam sem imprevistos. O estoque, a época do ano e o marketing são três aliados importantes para a sua estratégia de vendas não ser um completo desastre. Você deve estar se perguntando o que estes pontos citados têm em comum com sua equipe de vendas. Vamos por tópicos!
Estoque e demanda
Falar sobre estoque pode ser visto como bobeira para alguns vendedores, pois eles sabem que só podem vender o que existe no estoque. Será que sabem mesmo? Já vi muitos casos em que o vendedor não sabia qual era a quantidade de produto em estoque e vendeu mais do que podia. Ou o estoque da loja virtual estava desatualizado e ocorreu uma venda sem produto para despacho. E já vi casos onde produtos passaram da data de validade, pois a empresa não gerou demanda para a compra do item. Estoque é um forte aliado à sua estratégia de vendas, pois com ele organizado e compartilhado com os departamentos de vendas e marketing, as campanhas podem ser alinhadas para que estes exemplos que citei não ocorram em sua empresa. Estoque envolve outros departamentos além do de vendas e do de marketing e estes também precisam estar atentos às campanhas da empresa. Mantenha-se atento a todos os itens do seu estoque antes de começar a disparar e-mail e criar promoções.
Sazonalidades
Sazonalidade não é apenas pensar em datas comemorativas que seus produtos podem ser relacionados. Sua empresa pode gerar vendas com datas que, muitas vezes, não são exploradas pelo comércio em geral. Por exemplo, nove de setembro é o dia do médico veterinário, se sua empresa for do ramo veterinário está aí uma boa oportunidade para uma campanha. Uma indústria pode e deve criar suas campanhas aproveitando datas que não são visadas pelo grande mercado consumidor. Ser lembrado na data da sua profissão é uma forma de aproximação e reconhecimento do profissional que trabalha com seus produtos.
Mesmo que o seu negócio não tenha produtos voltados para as grandes datas comerciais, não esqueça de aproveitar a oportunidade para enviar uma homenagem ou uma mensagem para os seus consumidores. E se tiver, não deixe a oportunidade passar.
Marketing é um aliado da estratégia de vendas.
Nós já falamos bastante sobre marketing digital em nosso blog e nesse texto já citei que o departamento de marketing precisa estar alinhado com o de vendas. O porquê dessa cumplicidade é um dos segredos para suas vendas não diminuírem. Criando uma estratégia de conteúdo e gerando análise da jornada do seu lead, você entenderá a necessidade de cada novo contato que sua empresa recebe. O marketing é o responsável por separar o joio do trigo, os responsáveis pelo marketing vão poder rastrear quem está maduro para a compra facilitando a venda e diminuindo a rejeição do cliente em potencial.
Por exemplo, o vendedor da sua empresa vai até um cliente em potencial, mas ele nunca ouviu falar da sua marca. Convencer esse cliente vai demandar tempo e, muitas vezes, várias visitas para ele acreditar em tudo o que seu vendedor está falando. Porém, se a equipe de vendas recebe um relatório com o nome dos leads maduros quando seu vendedor chegar para oferecer algum produto, esse consumidor saberá quem é a sua empresa e qual produto você vende. Além disso saberá as qualidades do produto ou serviço.
A sua equipe de vendas precisa ser treinada para entender o novo modo de atender as necessidades do cliente, assim como seu departamento de marketing precisa focar no digital. Uma estratégia de vendas precisa ter todos esses passos premeditados. Não adianta criar promoções e campanhas se sua empresa não tiver os conceitos comentados prontos e preparados.
Por isso, nós da Toulouse oferecemos suporte e gerenciamento de campanhas de marketing digital. Sabemos que não é toda empresa que consegue manter estes três patamares em ordem para uma boa estratégia de vendas. Converse com nossa equipe e descubra uma empresa que quer fazer a sua crescer.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário