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5 passos para fazer o planejamento estratégico de marketing para sua empresa

9 de maio de 2019 por na categoria Estratégia com 0 e 0

Já estamos cientes de que o marketing é essencial para todas as empresas, independente do seu tamanho. E um bom planejamento estratégico também é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Definir um planejamento estratégico é muito mais do que pensar apenas em redes sociais, mídias pagas e geração de conteúdo. O alicerce de qualquer estratégia de marketing está baseada em 5 etapas.

 

5 passos para fazer o planejamento estratégico

1. Definição do público

Se você não sabe quem é seu público, como saberá onde encontrá-lo? Pergunta pertinente não é mesmo?

Para uma boa análise de público, você precisa responder algumas questões sobre quem é sua persona principal. O que seu produto proporciona de solução para seu cliente? Por exemplo, uma academia soluciona o sedentarismo, melhora a saúde, correto? Mas essa questão é muito ampla. Você terá que focar em um público muito genérico para alcançar seu alvo.

 

Estreite mais seu público analisando a faixa etária dele. Pode ser diferentes faixas etárias, mas divida-os em grupos diferentes. Em uma academia você vê várias pessoas com faixa etária diferente e, principalmente, com objetivos diferentes. E para acertar cada idade, você usará uma linguagem diferente dentro do seu planejamento estratégico.

Saber detalhes sobre a personalidade do seu público-alvo também ajudará a criar um planejamento estratégico mais definido e assertivo do que sair jogando anúncio para todas as pessoas. É preciso descobrir os hábitos, as necessidades, as preocupações e, principalmente, as necessidades daqueles que serão impactados com as suas ações digitais.

2. Escolha de canais

Onde minha empresa precisa estar?

Existem vários aliados ao planejamento estratégico de marketing digital, alguns deles são:

 

  1. Blog corporativo
  2. Redes Sociais
  3. E-mail Marketing
  4. Mídia Paga
  5. Vídeos
  6. Podcasts
  7. Webinars

Se você fez a sua lição de casa para criar a sua persona ideal, aqui você terá a resposta de onde começar. Basta pensar, onde minha persona passa mais tempo?

Se a faixa etária do seu negócio é jovem, aposte em redes sociais, vídeos e podcasts. Isso não quer dizer que ele não estará na sua lista de e-mail ou lendo seu blog. Mas saber onde encontrar seu público-alvo é importante para sua empresa poder apostar mais fichas em uma ação do que na outra.

 

Fazer tudo, estar em todo lugar e não fazer nada direito, não adianta de nada, não é mesmo? Se você analisou a sua persona a fundo, comece por onde ela está e vá acrescentando as outras ferramentas aos poucos. Principalmente se sua equipe for enxuta.

3. Conhecimento de mercado

Você conhece os seus concorrentes? Sabe quais ações que eles estão promovendo que estão dando certo? Não? Não tenha medo de stalkear (é uma gíria do idioma português, baseada na palavra inglesa stalker, que significa literalmente “perseguidor”) sua concorrência.

Para ajudar a criar novos horizontes no planejamento estratégico, utilize uma tabela em uma planilha com todos os diferenciais que as outras empresas estão aplicando que podem dar certo para a sua empresa e anexe no planejamento estratégico de marketing.

4. Metas e objetivos do planejamento estratégico de marketing

Nesta etapa, deve-se traçar quais serão as metas e objetivos a serem alcançados.

Em geral, um planejamento estratégico de marketing não tem um período de duração correto e exato, é sempre variável de acordo com o negócio e a finalidade que a empresa exige. Existem planos trimestrais, semestrais, anuais e até mensais. O fundamental é estabelecer qual será o período no seu negócio para mensurar os resultados.

Os objetivos do departamento de marketing precisam estar alinhados ao departamento de vendas, assim o planejamento estratégico terá os objetivos claros e alcançados em conjunto, todos falando a mesma língua.

5. Acompanhamento e mensuração de dados

O marketing digital é mensurável em todas as suas etapas e todas as suas ferramentas de divulgação, é o único meio de divulgação que sua empresa sabe de verdade o que está dando resultado e o que não está. Veja algumas destas métricas:

  1. Visitantes ou tráfego do site
  2. Taxa de conversão
  3. Quantidade de leads gerados
  4. Custo por lead
  5. ROI (retorno sobre investimento)
  6. CAC (custo de aquisição do cliente)
  7. Quantidade de visitantes (pode medir por canal)
  8. Vendas
  9. Oportunidades entregues para vendas (MQL)
  10. Oportunidades aceitas pelo time de vendas (SQL)

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre planejamento estratégico, você percebeu que ter um planejamento faz toda a diferença para as empresas. E você pode contar com a Toulouse, tanto para a criação do planejamento quanto para a execução. Nossos especialistas estão prontos para atender você.

 

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