As redes sociais transformaram a vida das pessoas. Quem hoje não participa de pelo menos uma delas, interagindo com outras pessoas e empresas? Sim, e é sobre a importância das redes sociais para empresas participarem que vamos falar aqui, seja um comércio, indústria, prestadora de serviços, de qualquer segmento e de qualquer porte.
Então vamos já ver os 7 principais motivos.
Público-alvo e clientes
Em primeiro lugar, pense que no Brasil mais da metade da população tem uma conta no Facebook, hoje a mais popular das redes sociais. Para as empresas, isso significa que seu público-alvo está lá também, ou seja, as redes sociais se tornam um canal de comunicação, e dos mais engajadores, diga-se de passagem. Além do Facebook, seu público também pode ser encontrado no Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest e mais milhares de outras.
Construção da marca
Os usuários das redes sociais costumam compartilhar as experiências que tiveram com empresas e produtos, o que ajuda na construção da marca e também nas vendas, através da influência que uma pessoa causa em outras.
Geração de leads
Através de campanhas estratégicas, é possível gerar ou aumentar a quantidade de leads da empresa, principalmente com o uso de anúncios pagos, como por exemplo o Facebook Ads. Esses leads gerados depois podem ser trabalhados pela equipe de vendas.
Informação sobre clientes
Empresas que apostam na comunicação com seus leads e clientes através das redes sociais também se beneficiam porque têm a chance de saber o que eles querem, o que pensam sobre a empresa, etc. Esse tipo de informação auxilia no planejamento estratégico, de forma a atender os clientes de acordo com suas necessidades reais, o que se transforma em maior facilidade de vendas.
Agilidade
Nos negócios empresariais, a agilidade é um fator que pode fazer toda a diferença. Pense, por exemplo, que quando sua empresa vai fazer uma campanha sazonal, como no Natal, seus concorrentes também estão se preparando, e quem tiver o melhor planejamento e sair na frente, tem mais chances de conquistar mais espaço. No caso dessas campanhas serem lançadas nas redes sociais, a agilidade conta, e muito, porque a maior parte das visualizações acontecem minutos depois das campanhas irem ao ar.
A agilidade também vale para quando um cliente entra em contato com a empresa através de sistemas de comunicação das redes sociais, como o chat do Facebook ou comentários em postagens. Como regra geral, uma pessoa espera até 24 horas para obter uma resposta, antes de se sentir “abandonado” pela empresa e partir para reclamações. Já quando a resposta chega em poucas horas ou minutos, essa atitude faz com que a pessoa se sinta segura e tenha maior respeito pela empresa.
Posicionamento no Google
Todo mundo já sabe da importância do Google para as empresas, afinal é nele que os clientes e leads vão pesquisar sobre empresas, produtos e serviços. Quando uma empresa participa de redes sociais, tem maior chance de ser encontrada no Google, pois os links costumam aparecer no topo da primeira página, o que é o sonho e objetivo de muitas empresas.
Fidelização
Juntando tudo o que apresentamos até agora, o último mas não menos importante fator é a fidelização dos clientes. A empresa abre uma porta para que seu público possa interagir, compartilhar experiências, ser ouvido, saber de novidades, tirar dúvidas, comprar, etc. Tudo isso leva esses clientes a criarem cada vez mais interesse e confiança na empresa, o que é o mais importante na fidelização.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.