Para pensar em segmentação de mercado, você precisa entender algumas coisas sobre o seu público-alvo e separar cada grupo de consumo de acordo com:
as suas características;
as suas necessidades;
as suas preferências;
os seus comportamentos;
os seus desejos;
e os seus hábitos de consumo.
E tudo isso é importante, pois definirá como segmentar seu público de acordo com seu produto ou serviço. Por exemplo, uma escola deinglês tem vários públicos diferentes, como crianças, adolescentes e adultos. Dentro de cada público ele tem segmentos diferentes, por exemplo os adultos podem se dividir em adultos que não sabem inglês, os adultos que sabem e querem aperfeiçoar seus conhecimentos e os adultos que querem aprender inglês voltado para negócios. Com cada segmento, sua empresa deverá entregar uma comunicação diferente. Nesse exemplo, fizemos essa segmentação de mercado pensando nos desejos e necessidades destes adultos.
Entende como a segmentação de mercado pode influenciar na comunicação da sua empresa como um todo e não só em partes?
Os benefícios da segmentação de mercado
A segmentação de mercado é um elemento estratégico importante para as empresas. Mais do que auxiliar a determinar com quem vai se comunicar, essa ferramenta também ajuda em:
como se dará esse relacionamento;
a linguagem a ser usada;
os canais a serem explorados;
entre outros aspectos.
O primeiro benefício que podemos ter com a segmentação de mercado é:
Campanhas eficientes
Fazer um planejamento de marketing de forma ampla e tentando acertar a todos os públicos tende a não ter um bom resultado prático. Generalizando as campanhas, o público que não têm necessidade ou não usam o seu produto estão recebendo a sua divulgação. Com isso suas campanhas serão dispendiosas e sem resultado.
Uma campanha segmentada e direcionada a um público específico acaba por gerar mais resultado por se relacionar com as pessoas certas. As chances de fechar um negócio aumentam e a sua equipe passa a atuar de maneira mais eficiente.
Um bom exemplo de campanha eficiente é usar as rede sociais para arrecadar leads e segmentá-los antes mesmo de mandar o primeiro e-mail. Ou seja, com um formulário conciso e rápido, você pode criar diferenteslistas de leads se baseando nas classificações que demos ali em cima.
2. Tempo de venda
Já pensou em diminuir o tempo que seus vendedores demoram para realizar uma venda?
A divulgação dos seus produtos ou dos seus serviços chegando às pessoas que realmente têm interesse neles deixará o processo de vendas mais curto e menos complexo.
Uma campanha adequada deixa o consumidor preparado para a compra, e a equipe de vendas se esforçará menos ao demonstrar para ele o porquê de contratar a sua empresa. Se você acredita que seu produto seja complexo, não exite em pensar em processos de relacionamentos curtos. Invista o tempo da sua equipe de marketing em e-book ou vídeos explicativos.
3. Alocação de recursos
Campanhas segmentadas tendem a ter um custo menor por se tratar de uma ação estruturada e com foco bem definido de atuação. Por conhecer quem é o público-alvo da empresa e onde encontrar essas pessoas, a equipe de marketing sabe exatamente onde alocar os recursos da campanha.Saber das características, necessidades, preferências e comportamentos do seu público torna o direcionamento da verba de marketing mais eficiente com resultados mais diretos.
4. Ganhar mercado
Com as dicas anteriores não tem como seu negócio ficar parado. Atendendo a necessidade de seu público-alvo, o market share aumentará.
Como você viu, a segmentação é fácil de se fazer, e traz retornos otimizados em vendas. E você pode ter retornos ainda maiores aliando a segmentação com estratégias de marketing. Entre em contato com um especialista da Toulouse para saber mais.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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