Você já ouviu falar dos KPIs – Indicadores-Chave de Desempenho? São formas de mensurar os resultados na sua empresa. Afinal, achar que o seu negócio está obtendo sucesso de nada adianta. É preciso ter certeza e esses indicadores contribuem com uma análise baseada em números.
Para saber mais sobre KPI e como definir os indicadores de resultados de Inbound Marketing, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.
O que é KPI e qual a sua importância
Como definir os melhores KPIs
O que é KPI e qual a sua importância
A sigla KPI significa Key Performance Indicator. Ou seja, Indicador-Chave de Desempenho, e existem vários deles, podendo ser definido como um valor quantitativo usado para medir o resultado de uma certa ação.
Em outras palavras, é uma forma de transformar informações em números, para que possam ser melhor avaliadas. A partir disso, consegue-se acompanhar os resultados obtidos e traçar melhorias quando o KPI mostrar um baixo desempenho.
Há indicadores gerais, que funcionam para avaliar a empresa de maneira geral e existem aqueles mais específicos. O marketing pode se valer de diferentes KPIs, assim, você consegue mensurar os resultados de Inbound Marketing e identificar o desempenho de cada ação.
Como definir os melhores KPIs
Os KPIs mais adequados para a sua empresa dependem do seu segmento de mercado. Mas para avaliar se as ações de Inbound Marketing estão atingindo os seus objetivos, veja a seguir os principais indicadores.
Taxa de conversão de visitantes em leads
Para saber se a ação feita no seu site ou outra mídia para converter visitantes em leads é eficiente, pode-se dividir o número de leads obtidos (pessoas que preencheram um formulário, por exemplo) pelo número total de acessos em um mesmo espaço de tempo. O resultado é um KPI relevante para o marketing.
Custo por Lead
Esse é mais um KPI importante e mostra o valor que se gasta em cada lead gerado. Para calcular, divide-se o investimento feito pelo número de leads gerados nas diferentes fontes de tráfego. O melhor é se o custo por lead for baixo, o que se tem quando forem conquistados mais leads.
Clients Growth Rate
É a taxa de crescimento de clientes, que permite saber quantos novos clientes se obteve em um determinado período. É um indicar essencial para identificar o número de novas vendas por mês.
Índice de Churn
Trata-se de um KPI para descobrir a taxa de clientes perdidos em relação aos conquistados em um espaço de tempo. Pode ser usado, por exemplo, para saber quantos deixaram de assinar a sua newsletter em relação ao número de novos assinantes.
Para o cálculo, basta dividir a quantidade de clientes perdidos pelo total de clientes adquiridos no mesmo período. Portanto, quanto menor a taxa, melhor.
Porcentagem de clientes ativos
Em alguns segmentos de mercado, esse KPI é bastante relevante. Refere-se a quantos clientes possivelmente deixem de usar a sua marca. Esse indicador funciona para empresas que oferecem serviços que permitem identificar se estão sendo ou não usados, como serviços de streaming.
Assim, aqueles que não usam o serviço há dias podem a qualquer momento cancelarem o mesmo. Ao ter essa previsão você pode fazer uma ação para reverter o possível cancelamento.
Se você quer aprimorar suas vendas pode conversar com a Toulouse, especialista em criar estratégias de Inbound Marketing. Entre em contato através dos seguintes canais:
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário