Embora um curso de uma escola não possa ser considerado um produto como qualquer outro, pois se trata da entrega de conhecimento, instituições de ensino também podem fazer uso do marketing para conquistar novos alunos e depois fidelizá-los.
Para tanto, o Inbound Marketing para escolas se mostra uma estratégia muito eficiente e vantajosa. Então, saiba como atrair mais alunos com a leitura deste artigo e com as informações e dicas sobre o assunto que estão presentes nos tópicos a seguir.
O que é Inbound Marketing para escolas
Como aplicar a estratégia para atrair alunos
O que é Inbound Marketing para escolas
Quem dirige uma escola, seja do ensino regular, seja de graduação, especializações, cursos livres, de idiomas e outros nichos pode pensar que não precisa se preocupar em conquistar novos alunos. Afinal, sempre existem pessoas que desejam estudar e manter o aprendizado em dia.
No entanto, a verdade é que até mesmo as instituições de ensino têm perdido alunos, já que a concorrência é grande em alguns segmentos e devido às crises econômicas pelas quais o país tem passado. Por isso, vale a pena investir no Inbound Marketing para escolas.
Trata-se de uma estratégia que ajuda a atrair novos alunos e também a fidelizá-los, através de ações com foco na internet, como o uso de redes sociais, blogs e e-mail marketing, além de outras. Os resultados são reais porque desse modo é possível se aproximar do público e criar um relacionamento assertivo.
Afinal, pessoas que desejam fazer um curso ou mesmo procuram uma instituição para os seus filhos estão mais propensos a realizar uma matrícula em uma escola que esteja presente na internet e onde podem buscar informações. E o Inbound Marketing tem esse objetivo, ou seja, de mostrar credibilidade.
Como aplicar a estratégia para atrair alunos
Entre as ações previstas no Inbound Marketing para escolas está o uso das redes sociais e blogs para publicar conteúdo de qualidade e que seja interessante para o seu público. Esse material pode falar a respeito dos cursos oferecidos, mostrando as suas vantagens, diferenciais e mercado de trabalho, se for o caso.
Para tanto, é importante conhecer o perfil da sua audiência, isto é, suas principais características, facilitando a criação de conteúdos que atendam às suas necessidades e chamem a sua atenção. Também é preciso escolher os canais que o seu público mais usa.
Outro cuidado é o de manter uma frequência na publicação dos materiais, para promover uma relação consiste com os clientes em potencial da sua instituição de ensino. Além disso, ao conhecer bem o seu público, é possível segmentá-lo e criar conteúdos específicos para cada grupo.
Você pode enviar um material para novos alunos por e-mail marketing e outro para quem já conhece a sua escola e quer fidelizar, como novos cursos que possam lhe interessar. O Inbound Marketing para escolas não só atrai mais clientes, mas estreita a relação com eles, facilitando a comunicação.
Outras dicas nesse sentido é usar a internet para fazer uma lista de espera, quando necessário, agendar visitas, realizar matrículas, etc. E mais, com essa estratégia se torna mais simples acompanhar o que é feito, avaliar os resultados e promover melhorias.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário