Existem diferentes métricas do Google Analytics que precisam ser verificadas para saber se a sua estratégia de marketing é eficiente. Isso acontece porque esses dados permitem entender o impacto das ações no seu público-alvo.
Portanto, para aprender mais sobre o assunto continue lendo este artigo. E confira as informações presentes nos tópicos a seguir.
O que é o Google Analytics e qual sua importância
Principais métricas Google Analytics para analisar
O que é o Google Analytics e qual sua importância
As métricas Google Analytics são obtidas por meio de relatórios oferecidos gratuitamente aos usuários da ferramenta. Com elas, é possível monitorar as ações de marketing digital de uma empresa. E por consequência, descobrir como estão os seus resultados.
O Google Analytics consegue fazer isso porque funciona coletando dados e comportamentos de navegação dos visitantes de sites, blogs, lojas virtuais e aplicativos. A coleta acontece através de códigos de rastreamento que organizam as informações por meio de relatórios.
A partir desses dados pode-se ainda otimizar as mídias sociais, de modo a tornar os resultados em marketing digital mais assertivos.
Principais métricas Google Analytics para analisar
As métricas Google Analytics obtidas por meio da ferramenta devem ser analisadas para que as ações no Google, como os anúncios e a aplicação das técnicas de SEO, atinjam os resultados esperados. Mas quais são elas? Veja a seguir as principais.
Tráfego Orgânico
Esse é um dado essencial para verificar se uma ação de marketing digital está obtendo sucesso. Ele mostra o número de visitantes orgânicos na mídia em um determinado período de tempo. Portanto, o mais importante é verificar se o número aumentou ou diminuiu.
Se cresceu, é um bom sinal, pois mostra que mais pessoas estão se interessando pelo seu blog ou loja virtual. Mas caso o volume de visitas tenha caído, é urgente identificar porque isso aconteceu.
Páginas mais acessadas
Com mais essa entre as métricas Google Analytics é possível averiguar quais são as páginas que receberam um número maior de visitantes. E também as que foram menos procuradas pelo seu público. Desse modo, consegue-se identificar os conteúdos mais atrativos.
Assim, você pode repetir a receita de sucesso. E também não produzir outros conteúdos semelhantes às páginas menos visitadas.
Duração média da sessão
Outro dado relevante é saber quais são as sessões onde os visitantes permaneceram mais tempo. Essa informação indica os conteúdos que prenderam a atenção do seu público por mais tempo. E claro, as que menos retiveram os visitantes. Da mesma forma, é possível duplicar as receitas de sucesso.
Número de páginas por sessão
Entre as métricas Google Analytics, essa permite saber se um único visitante está acessando mais do que uma página da sua loja virtual, blog ou site. Quando isso não acontece, pode ser que ele não encontrou o que buscava ou mesmo que a navegabilidade da sua mídia não está satisfatória.
Taxa de rejeição
Essa informação apresenta a porcentagem de visitantes que acessou a sua mídia e saiu logo depois sem realizar nenhuma ação. Além de indicar que os internautas estão entrando no seu site ou blog por engano, pode ser um sinal de que o conteúdo não é interessante o suficiente.
Meta de conversão
Por fim, essa métrica mostra o resultado mais esperado das estratégias de marketing digital. Ou seja, quantos visitantes estão fazendo aquilo que a empresa quer com uma ação. Pode ser realizar uma compra ou preencher um formulário.
Ela deve ser analisada em conjunto com as demais métricas Google Analytics, pois ajudam a identificar onde se deve melhorar.
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