Ir atrás da tendência das redes sociais mais usadas é a melhor opção para seu negócio e, é claro que, se sua empresa conseguir manter todos os perfis atualizados, é uma boa chance de atingir mais consumidores. Em nosso blog, já falamos bastante sobre persona e definição de público-alvo e incentivo você a lê-los depois deste texto.
As redes sociais mais usadas do mundo podem ser listadas sem medo, pois o que não falta é rede social. E, pasmem, há usuário para todas elas. Com uma média diária de 3h39 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site, perdendo somente para Filipinas. E a tendência é que esse tempo continue crescendo.
Podemos resumir a definição de rede social em uma frase: é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.
Analisando isso, podemos levar em consideração que quem aderiu à uma rede social específica é porque vê no conteúdo dela valores e objetivos que são iguais aos seus. Quer um exemplo? Quando conheci o Pinterest, cheio de tendências e possibilidade de criação de infinitas pastas por tema, achei a ideia muito interessante. Aconteceu o mesmo com minha mãe. Ela adora artesanato e, com as criações de pastas, ela separa todos os assuntos de forma rápida de achar o que precisa depois de um tempo.
Por isso que estar em todas as redes sociais mais usadas é trabalhoso para uma empresa, pois em cada uma delas você terá que ter uma linguagem e um conteúdo específico. Saber quem é sua persona ainda é a melhor estratégia para sua empresa atrair leads nas redes sociais.
Quais as redes sociais mais usadas?
No último ano foram 8 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, um aumento de 7% em relação ao período anterior. Os números são do relatório Digital in 2018, do site We Are Social. E pode ter certeza que até o fim do ano estes números irão aumentar.
Mas respondendo à pergunta, temos as seguintes estimativas de usuários dentro das principais redes sociais:
REDE SOCIAL
USUÁRIOS ATIVOS
Facebook
2,32 bilhões
Youtube
1,9 bilhão
WhatsApp
1,6 bilhão
Facebook Messenger
1,3 bilhão
Instagram
1 bilhão
Twitter
330 milhões
Linkedin
303 milhões
Snapchat
287 milhões
Pinterest
250 milhões
Você pode estar se questionando porque Whatsapp e Facebook Messenger são considerados redes sociais. Eles foram criados, inicialmente, como mensageiro e trocas de textos, mas atualmente o conceito vem mudando. Levando em consideração que pode-se criar grupos de pessoas, podemos resumir que há interação além das mensagens pessoais. O Whatsapp também tem a lista de transmissão que foge das relações pessoais possibilitando as empresas de se comunicarem com muitos contatos ao mesmo tempo, sem a necessidade de criar um grupo.
Já o Youtube, considerado stream de vídeo, também há conexões humanas através de comentários e “likes” e “dislikes”, então também entra para a lista de rede social.
Facebook e Instagram são iguais?
Não! Nenhuma rede social é igual a outra. Nem mesmo o falecido Orkut pode ser comparado com alguma rede mais atual. Cada uma tem sua característica específica. Por exemplo, o Instagram preza por imagem, quanto mais atraente for a imagem, mais destaque ela ganha no feed do usuário. Produtos relacionados a moda, beleza e comida são bem apreciados nesta rede.
Já no Facebook temos a opção de usar links, divulgar textos, notícias e outros tipos de conteúdo diferentes do que no Instagram. Dando mais sensação de utilidade à quem acessa essa plataforma.
E por isso ressalto, que uma rede social não é igual a outra. Conhecer sua persona ideal é um passo importante e definitivo para acertar nas escolhas das redes sociais. Estas são as redes sociais mais usadas, mas você precisa encontrar uma rede social para chamar de sua.
E você, já participa das redes sociais para gerar atração de leads para sua empresa? Fazer o uso correto das redes sociais, de forma a ter os melhores resultados, é hoje uma necessidade para qualquer empresa. E você pode contar com a Toulouse para isso. Entre em contato e veja o que podemos fazer pela sua empresa nas redes sociais.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário