Atualmente sua empresa já tem perfil no Facebook, no Instagram, no Linkedin e está pensando em ter um número exclusivo de Whatsapp para conversar diretamente com os clientes, certo? Mas e o gerenciamento de redes sociais, está sendo feito?
A sua presença nas redes sociais já não é mais um diferencial, elas se tornaram obrigatórias. Porém a comunicação através das redes sociais também estão tomando um rumo diferente. Atualmente, o primeiro passo de um cliente com dúvidas ou problemas é buscar solução nos canais de comunicação da empresa e principalmente nas redes sociais.
Também sabemos que o gerenciamento de redes sociais sem planejamento é quase que um tiro no pé da empresa. Para ter um canal de comunicação, mas não ter quem responder às dúvidas dos clientes é melhor não ter. Vamos conversar melhor sobre gerenciamento de redes sociais.
O que é gerenciamento de redes sociais?
Se você acha que gerenciamento de redes sociais é fazer publicação de fotos e textos, você está muito enganado. As etapas do gerenciamento de redes sociais vão muito além. A estratégia, posicionamento, planejamento e a execução são os passos que envolvem a primeira parte do trabalho. Após estas etapas, ainda temos que monitorar e fazer o levantamento das ações praticadas na página.
Sem estes cuidados, a empresa deixa a desejar nas redes sociais, perdendo oportunidades de vendas e de geração de leads.
Onde minha empresa deve estar?
Muitas vezes definir onde a empresa deve ter perfil é uma questão de análise da persona. O Facebook ainda é a rede social com a maior quantidade de usuários no Brasil e no mundo, e é provável que seu público esteja ali. Porém, o cenário desta rede pode não ser o ideal para seu tipo de negócio.
A dica mais importante é analisar a persona e seus concorrentes, muitas vezes saber onde eles estão é a forma mais correta de começar o gerenciamento de redes sociais da sua empresa.
Como interagir com meu público?
Se sua empresa receber um contato através das redes sociais, seja através de um comentário ou mensagem direta, ela precisa estar preparada para responder a este cliente, e quanto mais rápido melhor.
Gerenciar problemas através das redes sociais também é uma tarefa que exige monitoramento e cuidado. Uma avaliação negativa ou uma crítica que eventualmente pode acontecer precisa de uma resposta personalizada e de muita atenção para não deixar seu cliente mais frustrado do que satisfeito com o atendimento.
Mas é preciso responder todas as mensagens e comentários? O nosso conselho é que sua empresa responda a todos. Já vi restaurantes que não respondem os preços dos pratos publicados na página, deixando o cliente falando sozinho. Esse tipo de atitude mostra desrespeito com o interesse que o cliente tem em seu produto.
Suas respostas precisam estar atentas ao perfil do seu cliente, com o uso de linguagem, palavras e expressões que condizem com seu público-alvo. Afinal responder a empresários e diretores de empresas é bem diferente do que responder a um público jovem.
Como montar um plano de gerenciamento de redes sociais?
Antes de qualquer passo, você precisa definir qual será o objetivo nas redes sociais e isso dará uma visão mais ampla de como planejar os conteúdos.
A estratégia de gerenciamento de redes sociais tem que abranger todo o marketing da empresa. Se você já cria conteúdos e vídeos, as redes serão o caminho para disseminar esse conteúdo para mais gente.
O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.
Veja alguns exemplos de estratégia:
divulgação da marca;
ser um canal de comunicação com os clientes;
criar uma comunidade de fãs da sua empresa;
educação através da divulgação de conteúdo;
vendas.
E o mais importante: essa estratégia pode, e deve, variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.
Você percebeu que ter uma presença forte nas redes sociais se tornou uma necessidade para as empresas, concorda? E a Toulouse pode ajudar sua empresa no gerenciamento dessas redes. Fale agora com um especialista em marketing digital.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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