Já apresentamos o conceito de leads em outros textos, e neste vamos aprofundar o assunto sobre como conseguir seus leads. Sua estratégia de marketing tem que estar alinhada com a equipe de vendas e focada em converter novos visitantes em leads qualificados.
O conceito de leads, no marketing digital, é a descrição de um potencial consumidor de uma marca que, em algum momento, demonstrou interesse em consumir o produto ou serviço da sua empresa.
O interesse, geralmente, é demonstrado com interações que a empresa deixa disponível em seu site. Por exemplo, um visitante vê um material que é de seu interesse, como um eBook, um infográfico, um curso, etc, e para baixar esse material o visitante tem que preencher um formulário, com seu nome e email. A partir desses dados pessoais coletados, você pode começar um marketing de relacionamento com este futuro comprador.
Os visitantes também podem começar sua jornada de conhecimento através das redes sociais, para tirar dúvidas e obter informações sobre produtos e serviços. Então, em resumo, os leads são usuários que estão ao alcance da empresa.
Existem várias estratégias de marketing desenvolvidas para gerar leads para uma empresa. O primeiro passo é atraí-los para o site. Essa fase é a conquista do visitante, ou seja, criar posts, trabalhar com SEO e publicações nas redes sociais.
A segunda fase se chama conversão, ou seja, é onde os visitantes são convertidos em leads. É a fase mais importante antes de bater o martelo da venda. Mas como fazer isso? Através de ofertas de eBooks, infográficos e materiais ricos mais complexos. A atração é fundamental para gerar mais interesse nesse visitante.
A terceira fase é vender. Seus leads estão prontos para consumir seu produto ou serviço, já que eles passaram da fase de conhecimento e agora querem saber se tudo o que foi dito até agora serve realmente para suprir sua necessidade. Isso pode acontecer através de uma ligação, uma reunião presencial ou emails personalizados.
Vender não é o fim da sua jornada como vendedor, é apenas o começo. Hoje, o consumidor gosta e quer um contato maior com as empresas com as quais ele faz negócios. No nosso blog tem um texto focado em sucesso do cliente, que serve para você adquirir mais informações para a etapa de venda e pós-venda.
A comunicação pós-venda é chamada de encantamento. É a fase onde os leads ficam, literalmente, encantados com sua empresa. Um exemplo disso é quando uma empresa entra em contato com o cliente depois da compra, seja através de uma ligação ou do envio de um email, perguntando como está a satisfação desse cliente com o produto adquirido.
Acima, descrevi como são as etapas de transformação dos visitantes, agora vamos conversar um pouco sobre como gerenciar esses leads e saber quem é quem na sua lista de emails.
Este processo não tem um modelo pré-pronto para sua empresa seguir, apenas algumas estratégias a serem consideradas.
O marketing de conteúdo irá ajudar na “educação” dos seus visitantes, fornecedo informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. A criação de conteúdo para seu site e redes sociais dará a possibilidade de você ter uma lista de leads e com eles criar um sistema de pontuação para qualificar os que estão mais perto de uma compra.
Esse processo de qualificação se chama lead scoring. Score, em inglês, significa pontuação. Portanto, o lead scoring é um sistema de pontuação que classifica-os em categorias pelo nível de engajamento, ou seja, quanto maior a pontuação, mais perto um lead está do momento de compra.
Cada pessoa reage de forma diferente a cada tipo de conteúdo e muitos consideram obter mais informações antes de efetivar uma compra. O funil de vendas que os clientes percorrem são individuais e cada um responde de um jeito diferente aos estímulos dados.
Por isso gerenciar e pontuar os leads irá ajudá-lo a abordar o cliente no momento exato, ou seja, no momento que ele estiver mais preparado para a compra.
Nenhuma empresa vive com os mesmos clientes para sempre. A oportunidade de gerar leads é a diversificação de novos clientes entrando para sua carteira. Ter conteúdos dá aos visitantes do seu site a sensação de que sua empresa sabe muito sobre o que está vendendo, e assim ela se torna autoridade no nicho em que trabalha.
Dar essa sensação de autoridade transforma a relação de confiança que estes leads vão formando com a empresa ao longo do funil de vendas. Enxergue isso como uma oportunidade única de relacionamento e de fechar novos negócios, mesmo que a princípio não pareça desta forma.
Mas tome cuidado, pois manter uma lista de clientes que não interagem com sua empresa não é interessante, pois não geram vendas.
Por isso, é importante dar bastante atenção para medir e monitorar a qualidade dos leads que sua empresa está gerando, já que o marketing online tem se tornado cada vez mais um dos principais meios de divulgação de empresas, independente do porte, desde as multinacionais gigantes até os pequenos e médios empresários que anunciam localmente.
Se sua empresa está precisando gerar mais leads, entre em contato com um especialista da Toulouse agora mesmo. Temos estratégias que com certeza vão cumprir com seu objetivo!
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