Morreu nessa quinta-feira, dia 26, o publicitário Daniel Barbará, um dos principais profissionais de mídia da história da propaganda brasileira, em decorrência de complicações da cirurgia de transplante de fígado, realizada em Fortaleza, Ceará. Barbará era casado com a também publicitária Maria Lucia Cucci, atual diretora de mídia da agência Tudo.
Barbará nasceu em 21 de fevereiro de 1947, no Rio de Janeiro. Em 1966, ingressou no curso de veterinária da Universidade Federal Fluminense, mas não o concluiu. Começou no mercado publicitário na Record Propaganda ainda nos anos 1960. No início da década de 1970, foi contratado por Altino de Barros para atuar no escritório carioca da McCann-Erickson. Chegou a atuar por um período na sede paulista da agência, que deixou em 1981. Seguiu para a DPZ, primeiramente também no Rio de Janeiro, se transferiu para a sede da agência em São Paulo em 1985. Em 1986, recebeu o Prêmio Caboré de Profissional de Mídia do Ano. Ficou na DPZ 26 anos até 2007, quando ocupava o posto de diretor comercial. Saiu da agência para presidir a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), do empresário Nelson Tanure, então responsável pelos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Um ano depois, ele voltou a atuar no mercado publicitário, como presidente do Grupo Eugenio.
Barbará teve atuação decisiva em diversas entidades do mercado. Em 1996 assumiu a presidência do Instituto Verificador de Circulação (IVC). Presidiu o Grupo de Mídia de São Paulo por três mandatos, entre 1994 e 1996, e entre 1998 e 2002. Foi vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) entre 2003 e 2005. No ano 2000, Barbará representou o Brasil no júri do Media Lions, no Festival de Cannes.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário