O relacionamento com clientes é o processo mais importante que sua empresa tem. Se você já recomendou uma empresa para um amigo por ter sido bem atendido, você sabe do que estou falando. Uma equipe que presta um bom atendimento cativa o cliente e faz com que ele volte ou recomende sua empresa para os amigos. Por quê? Todo mundo gosta de ter as dúvidas esclarecidas, de ser bem recebido e de ter atenção para a solução de algum problema. Mas não tem como um empresa ter um bom relacionamento com clientes sem ajuda, e nesse texto vou te mostrar três ferramentas básicas para um bom relacionamento com clientes.
O CRM é um conjunto de práticas e estratégias focadas no cliente. É um gestor de atividades usado para integrar a equipe de atendimento, marketing e vendas, para que todos saibam a necessidade daquele cliente que está entrando em contato por e-mail, telefone ou rede social. As informações armazenadas são valiosas para preparar sua equipe com um histórico de ações do cliente dentro da empresa. E para que toda essa integração? Para acelerar e simplificar o processo de vendas. Um bom uso do CRM vai melhorar o relacionamento com clientes, pois será mais efetivo e saberá qual o nível que o lead está.
Procurar um CRM que automatize o relacionamento com clientes vai tornar sua equipe mais ágil e dedicada a assuntos que realmente importam. E a sua gerência de informação vai ser muito mais clara e efetiva, deixando sua agenda menos apertada e com dedicação a outros assuntos.
E-mailpara se relacionar com os clientes é uma forma eficaz e barata de lembrar seu cliente da sua existência. Em nosso blog temos outros textos sobre e-mail marketing e vale sempre ressaltar que usar o e-mail como forma de mandar newsletter ou informações novas sobre a empresa e sobre os produtos é uma ferramenta de comunicação direta com o cliente, e entre outras ferramentas do marketing digital, a entregabilidade é certeira e tem cinco vezes mais chances de ser vista.
Como sabemos, nas redes sociais há um limite de alcance orgânico nas publicações em geral, com isso a chance de seu cliente ver uma novidade é muito baixa, a não ser que seja através de mídia paga, para aumentar a visibilidade. Com o e-mail, a entregabilidade da informação é certeira e tem cinco vezes mais chance de ser vista.
De acordo com algumas estatísticas da Emarketer, 81% dos consumidores online que recebem e-mails baseados em hábitos de compra demonstrados anteriormente possuem mais probabilidade de realizar outras compras no futuro. E de acordo com a HubSpot, 50% dos usuários afirmam ler a maioria dos e-mails recebidos. Outra informação importante é que quando o nome do destinatário está no corpo do e-mail, as chances de ele abrir aumentam.
E se você ainda não se convenceu a usar e-mail marketing como ferramenta de relacionamento com clientes, saiba que consumidores que compram produtos promovidos por meio de e-mail marketing gastam 138% mais que consumidores que não recebem ofertas por e-mail, segundo uma análise da Convince&Convert. E outro dado da mesma empresa é que 44% dos destinatários de e-mail realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional.
Para finalizar esse tópico, segundo a HubSpot, as empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir seus leads geram 50% mais leads qualificados para a equipe de vendas, a um custo 35%menor. Gerando o aumento de oportunidades de negócio em 20%.
Usar tecnologias para aprimorar o relacionamento com clientes é muito importante, pois sua empresa sempre estará visível, mas não podemos esquecer de outras ferramentas também. O telefone, por mais obsoleto que nos pareça, ainda é uma ferramenta de comunicação importante, seja ele o fixo ou um móvel. Com ele podemos explicar melhor sobre a empresa e o produto, tirar dúvidas ou marcar reuniões importantes e que precisam ser presenciais ou por videoconferência.
Além do telefone, temos o Whatsapp que é uma forma de mandar mensagem e informar sobre novidades da empresa. A nova versão do Whatsapp, o Whatsapp Business, foi desenvolvida especialmente para empresas e ela vem com respostas automáticas para quando a empresa não estiver disponível e textos pré programados para agilizar as respostas de perguntas frequentes. Além da possibilidade de mandar mensagens para uma lista de contatos de forma individual, você poderá divulgar esse número para ele se tornar um meio de contato rápido e dinâmico com a empresa.
Mas é claro que para ter sempre novas pessoas entrando em contato com sua empresa, você não pode se esquecer de atraí-los para todas essas ferramentas que comentamos. Com nosso e-book Guia do E-mail Marketing você poderá ter uma ideia mais aprofundada sobre como manter um relacionamento com seus clientes e como atrair novos leads.
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