A produção de conteúdos para as mídias sociais e blogs é uma parte importante da estratégia de marketing digital adotada por diferentes empresas. Trata-se de criar publicações relevantes e de interesse do seu público-alvo, podendo ser artigos, infográficos, vídeos e outros.
Mas além de criar esses materiais, é importante fazer um planejamento de conteúdo, para que os resultados se tornem mais assertivos. Se você deseja obter as noções básicas a respeito desse tema, continue com a leitura do artigo e confira muitas dicas e informações nos tópicos a seguir.
O que é o planejamento de conteúdo
Como fazer planejamento de conteúdo
O que é o planejamento de conteúdo
Planejar é essencial em qualquer atividade, inclusive, às relacionadas ao marketing digital. Afinal, não é recomendado dar início a uma ação de maneira aleatória, sem pensar, avaliar, pesquisar e tomar as decisões mais adequadas.
E com o material publicado nas mídias sociais e blog da sua empresa não é diferente. Assim, é preciso realizar o planejamento de conteúdo. Com isso, você consegue produzir textos, vídeos e outros que realmente sejam atrativos para os clientes em potencial da empresa.
Da mesma forma, pode organizar as postagens, para que aconteçam de maneira periódica, não sejam repetidas e se adaptem a cada mídia social e canal do seu negócio. Com o correto planejamento de conteúdo, a estratégia de inbound marketing é favorecida.
Isso porque ela tem o objetivo de se aproximar dos seus clientes em potencial, mostrando a autoridade e credibilidade do seu negócio. E somente com ações previamente definidas é possível obter sucesso.
Como fazer planejamento de conteúdo
Agora que você já sabe a importância do planejamento de conteúdo, é preciso saber como fazê-lo. Confira a seguir os principais passos:
Crie uma persona
Inicialmente, é importante criar uma persona, a fim de desenvolver materiais realmente interessantes para o seu público. A persona serve como um personagem, que deve ter as principais características do seu púbico.
Se ele for bastante variado, busque os atributos mais comuns, como idade, gênero, profissão, constituição familiar, hobbies, gostos e outros. Você deve ainda dar um nome à persona e, sempre que produzir um conteúdo para o seu público, pensar nela, conforme as suas necessidades.
Escolhas as mídias
O próximo passo do planejamento de conteúdo é escolher as mídias para usar. Recomenda-se optar por aquelas que o seu público usa, como as redes sociais. Escolha de duas a três.
Vale a pena ainda ter um blog atrelado ao seu site, além de ser válido o envio de e-mail marketing. Claro, desde que você avalie que fazem parte dos canais utilizados pelo seu público.
Defina temas relevantes
Depois, chega a hora de escolher os temas oportunos para abordar nos conteúdos, sendo que os seus formatos variam conforme as mídias escolhidas.
Para blogs, é preciso escrever artigos, para o YouTube deve-se produzir vídeos, para as redes sociais, imagens, infográficos e outros. Pense nas principais dúvidas da persona da sua empresa e faça conteúdos esclarecedores.
Faça um cronograma
O planejamento de conteúdo consiste também em definir um cronograma para orientar as suas publicações, já que elas devem ser periódicas. Então, escolha em quais dias publicar novos materiais e a ordem dos temas abordados.
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