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Por que a automação de marketing é a principal estratégia para atrair clientes?

25 de julho de 2019 por na categoria Marketing digital com 0 e 0

Aposto que você já ouviu falar que tempo é dinheiro. E se você trabalha com marketing digital e ainda não sabe o que é automação de marketing, você está perdendo tempo e, consequentemente, dinheiro.

 

O que é automação de marketing?

Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online.

Por meio dela é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, claro, as vendas.

 

Quais os principais benefícios?

1. Nutrição de Leads que não estão prontos

Essa é uma função importante da automação de marketing, pois acompanhar leads que ainda não estão prontos para a compra é um enorme esforço da equipe de marketing. Por isso, ter um sistema alimentando estes leads com informações, atualizações de conteúdos e, muitas vezes, fazer um atendimento robotizado, ajuda a aliviar a equipe para ir atrás do lead mais maduro para a compra.

2. Mais eficiência no funil

Seguindo o pensamento anterior, ter a automação de marketing vai ajudar a um visitante que talvez não conheça a sua empresa ou produto como deveria, começar a ter familiaridade até se tornar cliente.

3. Leads mais preparados geram tickets maiores

Com conhecimento sobre o assunto, ou seja, sobre sua empresa, o cliente vai entender melhor como fazer sua compra. Quanto mais o lead entender sobre a solução que sua empresa está oferecendo, maior é a chance dele investir mais na hora da compra.

Por exemplo, existem diversas marcas de pneu, correto? Mas suponhamos que uma certa empresa tem um pneu quatro vezes mais caro que os concorrentes. O que essa empresa pode fazer para que seu produto seja comprado ao invés do outro, com preço menor? A empresa pode por exemplo, oferecer informações para o cliente entender toda a tecnologia envolvida na fabricação do pneu e as vantagens que ele oferece frente a outras marcas.

O cliente escolheu a marca de pneu e está pronto para realizar a compra, mas se a empresa mostrar um modelo mais caro e que tenha uma tecnologia mais avançada do que a outra, a possibilidade dele aceitar este produto é maior do que quando a empresa oferece o melhor produto do seu catálogo sem o cliente ao menos saber seu nome.

4. Comunicação personalizada para cada persona

Como já comentamos, os leads não estão sempre prontos para comprar. Então em cada fase de maturação, você deverá conversar e mostrar conteúdos de acordo com essa fase. Não adianta fazer automação de marketing e tratar todos os leads da mesma forma.

5. Menos trabalho recorrente para o marketing

Com a automação, uma parte grande da preparação do Lead que o marketing deveria fazer para vendas é automatizada.

6. Vendedores recebem Leads mais preparados

Quando um vendedor vai conversar com um Lead que ainda não tem informações suficientes sobre o produto que quer adquirir, ele acaba perdendo tempo por ter que fornecer explicações para as dúvidas desse Lead. Já a conversa com um Lead mais informado, que pesquisou sobre o produto, é muito mais rápida, o que contribui para uma venda mais concreta.

7. Ciclo de vendas menor

A automação de marketing deixará os leads mais preparados e cientes do produto que estão adquirindo, por isso o tempo do profissional de vendas fica mais destinado a ajudar o Lead a escolher a melhor solução e não a convencê-lo de que precisa daquilo.

8. Mais produtividade para os vendedores

Este ponto é um adendo do anterior, pois a equipe de vendas vai ter mais foco em vender do que na educação inicial do cliente. Com a automação de marketing trazendo clientes mais maduros e conscientes, as dúvidas diminuem e os detalhes de preços e prazos são negociados mais rápido.

9. Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto

Sabe aqueles clientes que retornam ao SAC dizendo que se arrependeram da compra, ou que o produto não era o que esperavam? É muito provável que esta taxa de arrependimento diminua drasticamente.

Da mesma forma como falamos que as pessoas com maior conhecimento costumam ter tickets mais altos, elas também já sabem o que esperar e como implementar o seu produto ou serviço.

Com estes nove benefícios, você entendeu o porquê no começo do texto eu fiz uma relação da automação de marketing com o tempo e o dinheiro? É porque uma boa automação de marketing traz benefícios para a estratégia de marketing da sua empresa gerar resultados mais rápidos e eficazes.

A Toulouse possui especialistas em automação de marketing, e sua empresa pode ter vários benefícios, principalmente na aquisição e conversão de leads. Converse com um especialista agora mesmo.

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