8 erros que acabam com uma campanha de e-mail marketing

setembro 7, 2017 por na categoria E-mail Marketing com 0 e 0

Uma das ferramentas que mais trazem retorno em campanhas de marketing digital é o email marketing. Segundo a B2B Magazine, publicação inglesa do marketing B2B, 59% dos profissionais de marketing para empresas afirmam que o email marketing é o canal mais efetivo para gerar lucro. Mas alguns cuidados são necessários para que ele traga o retorno esperado, e para isso temos que evitar os 7 erros mais comuns que acabam com uma campanha de email marketing. Confira.

 

Não definir o público-alvo

No mundo do marketing, toda campanha é voltada para um determinado público. É assim que construímos as artes, textos e mensagens, tudo voltado para causar impacto positivo. Sem a definição do público-alvo, as campanhas se tornam ineficazes, com mensagens vazias. E no caso de email marketing, a taxa de conversão cai e muito.

 

Envio para emails inválidos

É preciso manter seu mailing (a lista de contatos de clientes) sempre atualizado, porque se o software de envio de email marketing encontrar muitos endereços inválidos, ele não consegue terminar o envio, e assim ninguém recebe! Essa é uma forma desses softwares garantirem a qualidade do envio, o que influencia diretamente na qualidade da campanha e no seu retorno.

 

Envio para listas compradas

Existem diversas formas de se conseguir mailings com centenas de milhares de emails, como comprar CDs ou baixar da internet. Mas cuidado! Essa é uma das práticas que mais trazem efeitos negativos em campanhas de email marketing. Isso porque esses mailings comprados possuem altos índices de emails inválidos e, pior ainda, o envio é feito para pessoas que não estão interessadas em receber emails marketing sem ter dado permissão, e assim elas podem marcar o email como spam, o que causa uma queda de credibilidade da empresa que enviou e também pode qualificar o domínio do site (o famoso www.nomedaempresa.com.br) negativamente nos sites de busca. O Google pode até mesmo penalizar o domínio, baixando-o no seu ranking de pesquisa ou inclui-lo em uma blacklist. O ideal é enviar as campanhas de email marketing apenas para quem se cadastrou para receber.

 

Não ter um objetivo para o envio

Antes de criar um email marketing, é preciso dar um passo importante e criar um objetivo de acordo com a necessidade da empresa. Pode ser um aumento de vendas de determinado produto, anunciar um lançamento, oferecer uma versão de teste de software, atingir novas regiões, expandir a visibilidade da marca, etc. Sem um objetivo claro e atingível, a campanha pode não surtir efeito ou não ser possível analisar o resultado.

Não ter um CTA – Chamada para Ação

Em qualquer tipo de campanha de marketing, seja off-line ou online, temos que inserir um CTA – sigla em inglês para Call to Action, ou Chamada para Ação. Isso nada mais é do que falar para o destinatário da campanha o que ele deve fazer. No caso de emails marketing, o CTA é aquele botão com frases imperativas como compre agora, faça seu pedido, solicite orçamento, baixe aqui e tantas outras. Ou seja, um CTA está ligado ao objetivo do envio, citado acima, de modo a levar os destinatários a se engajarem com o objetivo da empresa.

 

Envio sem uso de plataforma

O envio de email marketing deve ser sempre feito através de uma plataforma. Isso garante que o envio siga as principais regras da internet, como opção de não receber mais os emails, a já citada situação de envio para emails inválidos entre outras. Fazer o envio através de seu próprio email, além de demorado, ainda corre o risco dos destinatários não receberem, pois os servidores têm um limite de envio.

 

Uso de palavras “proibidas” no assunto

Algumas palavras no assunto podem bloquear a chegada do email na caixa de entrada dos destinatários, como por exemplo promoção, desconto, aproveite, grátis, imperdível, compre, oferta, não perca. Isso porque os filtros anti spam reconhecem essas palavras como sendo comuns no envio de spam e as bloqueiam, além de esses mesmos filtros darem uma pontuação negativa para o email marketing, o que claramente afeta o domínio da empresa.

 

Falta de análise dos relatórios

E por fim, se após o envio de um email marketing os responsáveis não fizerem o acompanhamento através dos relatórios emitidos pela plataforma, não vão saber se os resultados foram bons e se o objetivo foi cumprido. Também pelos relatórios é possível tomar decisões estratégicas para que as próximas campanhas tenham maior eficácia.

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