Já imaginou sua empresa vendendo para o país inteiro sem precisar de uma filial em cada cidade? As vendas online estão crescendo a cada dia. Em 2017, as lojas virtuais cresceram 12%. Segundo a Serasa Experian, no período de 18 a 24 de dezembro de 2017, as vendas no varejo para o Natal representaram um crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais um dado importante é que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro partiu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões em 2017.
Como criar uma loja virtual?
Com esses dados sobre o e-commerce no Brasil, tenho certeza que você ficou commuitas dúvidas sobre o que fazer para começar as vendas online na sua empresa. O primeiro passo sugerido é a criação de uma loja virtual. Com ela sua empresa criará um catálogo de todos os produtos disponíveis para o visitante poder escolher o que quer comprar.
Há diversas plataformas para a criação de uma loja virtual, mas as mais usadas e com mais recursos são: WooCommerce, Tray, Drupal e Magento. A ajuda de uma agência de marketing digital pode deixar essa escolha mais fácil e o visual da sua loja muito mais profissional e com lindas fotos dos produtos. Além de preço e condições de pagamento, uma loja virtual precisa se preocupar com a aparência, navegabilidade e uma boa apresentação dos produtos.
Cuidados com as vendas online
A empresa que se aventura no mundo virtual precisa ter em mente que o estoque precisa estar sempre atualizado e organizado, pois vender sem ter o produto em mãos pode afetar sua reputação online e gerar comentários negativos. Outroponto importante para as vendas online serem um sucesso é a entregabilidade dos produtos. Se sua empresa não pode investir em uma frota própria, vai precisar contratar o serviço de terceiros para fazer a entrega dos pedidos.
Como sabemos, no Brasil temos os Correios, que cobre todo o território nacional, porém há um limite de peso, de tamanho e de tipo de produtos nas encomendas que eles transportam. Esses limites podem ser determinantes se os Correios podem ou não fazer as entregas da sua empresa, por isso você tem que ter outras opções disponíveis. Transportadoras privadas podem ajudar nessa demanda e também podem oferecer um serviço mais rápido do que os Correios, dependendo do caso.
Formas de pagamento
As vendas online precisam ter um intermediário de cobrança, como por exemplo o PagSeguro, MOIP, PayPal e Mercado Pago. Estes intermediadores vão dar segurança aos seus compradores e disponibilizar a opção de boleto, cartão de débito ou crédito para os clientes pagarem as compras. Uma terceira opção é a transferência bancária, onde o cliente envia o comprovante diretamente para o departamento de vendas para liberar o pedido. A transferência é uma opção para pequenas e médias empresas, onde a demanda de pedido ainda está no começo, e a vantagem desta forma é a ausência de taxas e tarifas bancárias.
Como vender online?
Para vendas online as estratégias de marketing digital se aplicam perfeitamente. Atrair a atenção de um consumidor é o primeiro passo para apresentar sua empresa e isso você pode fazer com um texto no blog, um vídeo ou uma publicação nas redes sociais. Conseguiu chamar a atenção? Ótimo! Hora de se relacionar com este cliente.
Para se relacionar você vai precisar conhecê-lo, saber o porquê ele buscou sua empresa e qual a dor que está sentindo. Sua empresa poderá se relacionar via e-mail ou uma breve mensagem pelo WhatsApp ou Messenger. Quando este cliente estiver em sintonia com sua empresa, recebendo atualizações e informações, a venda será muito menos complicada do que se imagina.
As publicações nas redes sociais, os anúncios no Google Adwords e a criação de conteúdo rico e chamativo são as três principais bases para uma estratégia online dar resultado e atrair clientes para sua loja virtual. E claro sem se esquecer do atendimento ao cliente para esclarecimento de dúvidas e possíveis problemas que possam ocorrer durante a compra.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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