Vou começar o texto com um ditado popular que se tornou a minha frase preferida depois da faculdade de marketing: “Quem não é visto, não é lembrado!” para lembrar que uma empresa precisa estar presente no cotidiano do seu público-alvo. A melhor forma de ser lembrado é através da comunicação, com anúncios na internet ou em mídias off-line. Quando sua empresa faz a comunicação, você desperta a curiosidade de quem está vendo o anúncio para conhecer melhor sua empresa e seus produtos.
Para aumentar a participação da sua empresa no mercado atuante também é importante anunciar, pois o anúncio traz novos compradores. Em outros textos já explicamos como é importante ter uma estratégia de vendas, a importância do atendimento e como atrair clientes para seu negócio. Neste texto iremos abordar um pouco mais como definir uma verba de marketing e onde usá-la.
O cálculo do investimento em comunicação deve ser feito pela empresa, levando em conta alguns critérios como o faturamento mensal, a expectativa de retorno e a área a ser atingida. O faturamento de uma empresa é variável, por isso determinar um valor fixo para ser usado em marketing não é viável. Especialistas sugerem de 3 a 8% do faturamento bruto mensal para ser usado em comunicação, publicidade e marketing.
Porém, usar essa porcentagem em uma empresa que ainda não tem representatividade no mercado, além de pensar nos fatores citados, a empresa precisa entender o real posicionamento da marca no seu campo de atuação. Caso ainda seja uma empresa nova e sem reconhecimento, esse valor pode mudar e variar de 6 a 12%.
Quando uma empresa é nova no mercado, ela precisa atuar mais em comunicação para se mostrar e o público entender o que ela oferece e vende. Chamamos essa fase de branding, pois é o início do contato da sua empresa com o mercado, é onde anunciar irá trazer familiaridade com o nome e o ramo de atividade da empresa.
Por exemplo, quando alguém pergunta “você já tomou a cerveja Skol”? Você certamente saberá qual empresa é. Mas se eu lhe perguntar, “você já tomou a cerveja Seo Lima”? Talvez você tenha dificuldade em saber qual marca de cerveja estou falando. Seo Lima é uma cerveja produzida pela Barô Cervejaria em Descalvado, interior de São Paulo e ainda está em seus primeiros anos de vida, ao contrário da Skol, uma marca já consagrada em todo o território nacional. Ou seja, a porcentagem de investimento de uma empresa com market share alto é menor do que uma empresa que ainda está começando a correr atrás da sua fatia no mercado.
Outro ponto muito importante é entender qual a área a ser atingida durante os anúncios. Pode-se fazer estratégias dentro da cidade, na região, em âmbito nacional ou internacional e cada uma delas exige uma verba diferente.
Anunciar em marketing digital ou tradicional? Essa deve ser sua dúvida, assim como é a de muitos empresários que conversam com nossa equipe. E para responder essa dúvida sempre recorremos à pergunta, “em qual região você irá anunciar?” Usar de estratégias off-line para atingir todo o território nacional é um investimento alto e não mensurável. Usar o marketing tradicional para anunciar na região ou na cidade da sua empresa é um investimento menor, mas também não é mensurável. Porém, nos dois casos, é uma forma de fazer branding, mostrar sua marca em revistas, outdoor e outros meios.
O marketing digital tem três vantagens em relação ao tradicional:
1. Custo por mil baixo, ou seja, sua empresa alcança mais pessoas pagando menos.
2. Personalização de público, ou seja, você irá conversar diretamente com a sua persona de forma clara e eficaz.
3. Mensurável e escalável, ou seja, todos os dados das campanhas estarão no seu monitor, e com os resultados você poderá investir mais em comunicação e nos anúncios que estão trazendo retorno e entender porque os outros não deram certo.
Se a sua empresa ainda não tem orçamento para fazer os dois tipos de campanha, invista no marketing digital. Além das três vantagens que lhe contei no parágrafo anterior, mudar layout de campanha e textos publicitários são mais ágeis do que todo o processo da mídia impressa.
Uma campanha de comunicação para anunciar um produto novo ou uma promoção deve ter um investimento mais alto do que as campanhas regulares da empresa. Isso ocorre porque a empresa precisa atingir mais pessoas e explicar a elas o que é este produto ou como funciona a promoção. E muitas vezes atingir a pessoa apenas uma vez não é o suficiente para esse entendimento.
Quando falamos em eventos pontuais e não recorrentes, a empresa deve analisar a expectativa de retorno em cima desta ação para ver qual porcentagem poderá usar para o marketing. Neste caso, o investimento será proporcional ao resultado esperado.
É fato que toda empresa precisa se comunicar com o público e nós, da Toulouse Comunicação, estamos à disposição para analisar campanhas de marketing junto com sua empresa. Se você precisa de ajuda para saber o quanto sua empresa deve investir em comunicação, entre em contato conosco através do formulário de contato do site: https://toulousecomunicacao.com.br/contato/ ou pelo e-mail: contato@toulousecomunicacao.com.br/
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103
Adicionar comentário