Tenho certeza que você já se fez essa pergunta inúmeras vezes, “Onde está meu cliente ?” Nós, da Toulouse, já nos questionamos sobre isso e só encontramos a resposta quando determinamos quem é nosso cliente ideal através da criação de uma persona. Já pensou em criar uma persona do seu cliente? Pensar nas necessidades que ele tem antes de conhecer sua marca ou serviço é o começo para entender quem é seu cliente, onde ele está e como é seu hábito de compra.
Para entender o que é uma persona, você precisa entender a diferença entre persona e público-alvo. Quando se pensa em um público-alvo, pensamos em características maisgenéricas, informações abrangentes da sociedade e faixa etária larga, por exemplo, dos 18 aos 25 anos. Quando pensamos em persona, criamos um personagem com idade e sexo definidos, identificamos a profissão, o que faz com que ele use o seu produto ou serviço. É uma representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Por exemplo, veja a diferença do público-alvo de uma academia de musculação e de uma persona para a mesma empresa:
– Público-alvo: homens e mulheres, faixa etária de 18 a 30 anos, que pretendem manter a forma ou perder peso.
– Persona: Mulher de 25 anos, estudante, com o objetivo de perder peso. Busca uma academia com aulas de spinning e musculação com acompanhamento de um professor. Gosta de acordar cedo e vai para a academia às sete da manhã.
Percebeu a diferença? Seu cliente não pode mais ser um desconhecido para você. Uma academia de musculação pode ter diversos tipos de persona, dependendo do que é oferecido aos alunos. Sua empresa também, mas tente criar uma persona que seja a cara do seu cliente. Um perfil que se repete nas compras e nas interações com a empresa.
Tem certeza que cliente é tudo igual? Tenho certeza que não. A nossa experiência em diversos ramos diz que há sempre uma particularidade em cada segmento. Uma persona de uma clínica veterinária não é a mesma persona de uma loja de roupa, por mais que sejam a mesma pessoa. Você tem hábitos diferentes para cada produto que você compra.
Por exemplo, se você vê um anúncio de ofertas de roupa, leve 3 e pague 2, você vai querer aproveitar mesmo se não estiver precisando. Mas e se você ver um anúncio de consulta veterinária, 3 consultas pelo preço de duas, você não vai se empolgar com a mesma facilidade, vai? Acredito que não. Cuidar da saúde do seu pet não é como comprar roupas e se você não conhece o seu cliente certamente estará ofertando o produto errado para o comprador errado.
E para essa confusão não acontecer, atente-se a essas dicas na hora de pensar na sua persona e criar conteúdos direcionados a ela:
– Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
– Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
– Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
– Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
– Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
– Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
E se sua empresa vende para outras empresas, não se preocupe, a persona também poderá te ajudar. Pense em:
– Qual é o tipo de empresa que compra a sua solução?
– Qual o cargo de quem compra?
– Quem influencia as decisões do departamento para o qual sua empresa vende?
Por fim, depois de analisar todas nossas dicas, construa uma persona, dê nome à ela e gerencie melhor sua comunicação com o cliente. Sabendo das características dele você saberá onde procurá-lo, seja com marketing de conteúdo, publicações em redes sociais e mídia off-line. Definir uma persona é um passo para encontrar clientes em âmbito regional ou nacional sem gastar com quem não está interessado no seu produto.
Abaixo segue mais algumas dicas do que a sua persona precisa ter:
– Nome da persona (fictício)
– Sexo
– Idade
– Cargo/Ocupação
– Ramo de atividade
– Nível de escolaridade
– Meios de comunicação utilizados
– Objetivos da persona
– Desafios da persona
Se ainda restou dúvidas sobre o conteúdo desta publicação, não fique com receio de nos procurar. A Toulouse tem diversas soluções em marketing e publicidade para ajudar sua empresa a encontrar os clientes ideais. Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: contato@toulousecomunicacao.com.br ou preencha o formulário de contato em nosso site: https://toulousecomunicacao.com.br/contato/
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