Antes de entender de marketing de conteúdo, você precisa saber que:
Pensando em todos esses números, vou explicar para você o que é marketing de conteúdo e como ele funciona.
É um novo jeito de fisgar seu consumidor. Como o nome mesmo já sugere, é uma estratégia onde são criados conteúdos relevantes para seu público-alvo, que a partir de agora chamarei de persona. Mas por que criar conteúdo? Porque queremos informar o consumidor sem nenhuma pretensão de venda, inicialmente. O marketing de conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam saber. Alcançar a dor da sua persona e mostrar como saná-la, cria vínculo e traz autoridade para a marca.
Pense em uma academia de musculação, a persona desta empresa está procurando informação sobre saúde, nutrição e treinos. Se essa academia tem um blog onde divulga textos sobre estes assuntos, irá atrair a atenção inicial de quem apenas está procurando melhorar sua performance ou sanar alguma dúvida. Isso cria uma proximidade com a persona dando confiança e credibilidade à sua marca.
Os benefícios e a importância do Marketing de Conteúdo estão fundamentadas no Inbound Marketing. Ou seja, qualquer estratégia de marketing que busque captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva. E para conseguir fazer isso, o Inbound se baseia em cinco níveis:
Agora que entendeu o que é, vamos conversar melhor sobre como o marketing de conteúdo funciona. Dentre seus vários objetivos, podemos destacar 6:
Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Algumas formas podem ser:
Ali em cima, eu troquei a palavra público-alvo por persona, e agora, vou explicar o porquê dessa troca. O marketing offline usava do termo público-alvo para demonstrar quem seria atingido por uma peça publicitária, mas usando conceitos simplistas, como sexo, idade, região de moradia, etc. Hoje, com as mudanças do marketing definimos a persona de acordo com conceitos mais relevantes, como os problemas que ela enfrenta, como saná-los, quais são seus objetivos pessoais e profissionais, as fontes de informação que costuma utilizar, perfil psicológico, entre outros.
Se você analisar a fundo, verá características semelhantes em seus compradores e com essas informações em mãos você conseguirá criar estratégias focadas nas necessidades dos clientes, oferecendo conteúdos relevantes e importantes. Poderá até mesmo saber o tom que será usado em cada conteúdo, informal, técnico, mais descontraído…
E isso que conversamos é apenas o começo do marketing de conteúdo. Quer criar estratégias e trazer sua empresa para o novo marketing? A Toulouse está sempre ligada nas novidades do mercado, oferece serviços de Inbound e de Marketing de Conteúdo. Converse com um especialista e descubra como podemos ajudar sua empresa a conquistar seus objetivos.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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