Se você se pergunta se e-mail marketing funciona, você precisa mudar o questionamento para quais tipos de e-mail funcionam. No Brasil, 57% das empresas investem em E-mail Marketing pela possibilidade de desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes. (Email Marketing Trends). Temos 72% dos consumidores escolhendo email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. (MarketingSherpa). E por fim, 35% dos destinatários abrem o e-mail levando em conta somente o assunto. (Convince&Convert)
Esses dados nos mostram que o e-mail marketing ainda é uma ferramenta aceita para se relacionar com marcas e sabersobre as novidades que a empresas tem para reportar. Temos vários tipos de email que sua empresa pode utilizar para fortalecer os laços.
Conheça 7 tipos de email que sua empresa pode começar a usar:
1. Newsletter
A função desse tipo de email é manter um contato constante com um potencial cliente — até mesmo fornecedores e a sua equipe interna.
É claro que disparar o e-mail sem nenhuma mensuração é deixar de lado importantes insights. A taxa de abertura e clique é importante para identificação de quem clicou em qual link e você poder analisar um próximo passo com este cliente.
2. Email promocional
Este é um dos tipos de email mais usado pelas empresas e, muitas vezes, é usado de forma errada. Um email promocional é muito mais do que descontos em produtos. Neste email podemos divulgar um conteúdo gratuito, um produto que esteja em destaque no seu catálogo. Quando pensamos em promoção automaticamente vem desconto em nossa cabeça, mas o termo promoção é o ato ou efeito de promover e não precisa estar relacionado à descontos.
3. Email sazonal
Neste caso podemos relacionar datas comemorativas para que os clientes se sintam lembrados. Por exemplo uma empresa do ramo veterinário pode mandar uma mensagem especial no dia do veterinário para parabenizar seus clientes.
4. Email marketing de boas-vindas
Este email é usado para dar as boas-vindas ao seu lead, ou seja, é uma forma de apresentar adequadamente sua marca e começar um elo de amizade.
Aqui, neste formato, você pode apresentar também a estrutura da sua empresa, por exemplo quantos funcionários participam da equipe de tecnologia, se isso for relevante para a área. Mostrar a humanidade da sua empresa e que o seu cliente poderá contar com profissionais capacitados assim que se sentir a vontade de fazer uma compra ou fechar um contrato.
5. Email para clientes inativos
Sabe aqueles clientes que não compram há mais de dois meses? Se encaixam neste tipo de email. Tentar verificar oque afastou esse cliente da sua empresa pode ser o primeiro passo para trazê-lo de volta.
6. Email para ecommerce
Devido à variedade de produtos que um e-commerce vende, este é um campo delicado para deixar de mensurar a movimentação dos leads. Ou seja, relacionar preferências para criar uma boa abordagem sem parecer que está sendo invasivo ou insistente.
Os e-commerces precisam tomar precauções para não se tornarem apenas mais um e-mail e o cliente ter aversão ao nome da empresa, por mandar coisas que ele não necessita.
7. Automação de emails
A automação de emails não é uma ação isolada, ela vem acompanhada com uma automação de marketing para sua empresa poder criar um relacionamento harmonioso com sua persona. Nós já conversamos, em outros textos, sobre marketing de conteúdo. Neste caso o conteúdo ajuda a empresa a mandar os tipos de email citados acima, principalmente o de newsletter. Criar uma automação de email sem ter conteúdo é arriscado e com certeza seu cliente irá se descadastrar da lista.
Este é um dos tipos de email mais importante, porém a engrenagem do marketing digital precisa estar funcionando muito bem, exatamente para não ocorrer escassez de assunto. Entre uma newsletter e outra, você pode muito bem mandar um email promocional de um ebook ou infográfico, assim sua estratégia estará mesclada e não cansará seu cliente.
Tudo o que falamos neste texto é importante ter uma equipe engajada e bem estruturada para deixar seu cliente sempre informado e em contato com sua marca. Você já pensou em contratar uma agência com mais de anos de experiência em marketing digital? Não? Então repense. A Toulouse conta com uma equipe de especialistas em criação de emails voltados para vendas. Entre em contato conosco e melhore suas vendas!
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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