Hoje em dia, uma empresa que não tem um site ou ainda não pensou em criar um site institucional ou comercial está fora do novo mundo dos negócios. A internet é utilizada por 116 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE.
O relatório E-commerce Radar, feito pela Atlas, aponta um crescimento de compras via dispositivos móveis de 22% para 31% entre o ano de 2016 e 2017. No total, a taxa de conversão é de aproximadamente 2% para compras feitas pelo computador, contra 0,9% via tablets e celulares.
Criar um site direto para vendas é extremamente importante, tanto quanto saber se a estrutura da sua empresa suporta mais esse canal de vendas. Verificando essa estrutura, o seu site tem que ter alguns pontos importantes que vou ressaltar abaixo.
Layout responsivo para criar um site
Adaptação do layout da página de acordo com a resolução em que está sendo visualizada. Redimensionar as imagens automaticamente para que caibam na tela e para que não sobrecarreguem a transferência de dados em um celular, por exemplo.
Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.
SEO
De forma simples, SEO (Search Engine Optimization) é a preparação de um site para ser encontrado pelos mecanismos de busca. Além de inserir o site de uma empresa na primeira de busca do Google (e outros buscadores), o objetivo é trazer tráfego qualificado para o site, ou seja, clientes potenciais que realmente irão comprar seu produto ou serviço.
Isso acontece com criação de conteúdo planejado e analisado. As melhores palavras-chave podem ser analisadas na própria plataforma de criação de anúncio do Google Ads. As palavras-chave mais importantes são aquelas que são usadas mais vezes por seu público-alvo para encontrar produtos ou serviços similares ao seu.
Conteúdo relevante e oferta de materiais ricos
A criação de conteúdo e materiais ricos é extremamente importante, pois vai ajudar seu site a ter um SEO melhor, oferecer maior suporte para seu público entender mais sobre seus produtos ou serviços e a qualidade e informação técnica de cada item.
Ter conteúdos gratuitos, explicativos ou informativos, é a chance da sua empresa atrair novos clientes e aumentar a lista de leads interessados em seu produto.
Informações claras e fáceis de serem encontradas:
Essa parte é muito importante, pois o visitante do seu site precisa ter confiança na sua empresa para fazer uma compra online. Então, ter um canal de contato onde ele possa ligar ou mandar mensagens via WhatsApp, por exemplo, passa mais confiança ainda. Criar um site sem informação de contato é pedir para o cliente ficar desconfiado.
As informações sobre os produtos são primordiais, porém uma página de dúvidas frequentes e uma página contando sobre a história da empresa também é muito relevante. Explicações sobre forma de pagamento e envio, trocas e devoluções também precisam estar na sua lista de páginas.
Atualizações que favoreçam a experiência do usuário
Manter o sistema do seu site atualizado é super importante, pois cada versão nova é feita para corrigir algum possível bug na versão anterior.
Criar um site de vendas e não atualizar plugins e sistemas é pedir para o usuário ter dificuldades de acesso, principalmente se ele tiver uma internet mais lenta ou usar planos pré-pagos de operadoras de celular.
Estratégias para captura de contatos (formulários em Landing Pages)
Sabe aqueles conteúdos que você quer baixar, mas tem que dar o e-mail antes de poder acessar o material? Isso é uma Landing Page. Essa página de oferta dará ao seu cliente um e-book ou algum material que ele queira muito e por isso ele dará o e-mail em troca desse conhecimento que você está oferecendo. O que você faz com esse e-mail? Comunica-se com o seu público posteriormente, oferecendo ajuda com dúvidas, mostrando outros materiais e até mesmo divulgando outros produtos relacionados ao material que ele baixou.
Além das Landing Pages, dentro de seus textos você pode criar CTA (call to action) para direcionar seu público a outros materiais relevantes que estão espalhados pelo seu site. Por exemplo, sublinhar uma palavra chave em uma frase e linkar as palavras para serem clicáveis e enviar o usuário para um complemento do texto. Ficaria assim: Veja mais textos sobre marketing digital em nosso blog.
Atente-se aos detalhes de navegabilidade
Criar um site de vendas é estar atento a vários detalhes que ajudem na navegabilidade do usuário. Principalmente quando envolve finalização de compra e adicionar ou remover itens no carrinho. Um site não pode ser complexo e muito menos difícil de ser usado apenas com intuição. Se você tem que explicar demais, algo está errado.
Uma última dica
Após finalizar o site, antes mesmo de anunciar aos seus clientes, peça para várias pessoas usarem ele para testar as funções. Caso haja dificuldades, analise e refaça a parte que está sendo citada. O abandono de carrinho geralmente acontece porque o site demora para finalizar a compra, cadastro complexo ou carrinho difícil de usar.
Desde 2004 a Toulouse desenvolve sites com o objetivo de favorecer as vendas dos nossos clientes. Se você procura por essa solução para sua empresa, fale com nossos especialistas em marketing digital.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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