Uma das melhores estratégias de conversão de leads em clientes é o fluxo de nutrição. Trata-se de uma ação de marketing digital onde se faz uso do e-mail, um canal de comunicação ainda muito utilizado por diferentes públicos, como empresas e consumidores.
Interessado no assunto e querendo saber mais? Então, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir tudo a respeito de fluxo de nutrição: o que é e como funciona.
O que é o fluxo de nutrição
Como aplicar o fluxo de nutrição
O que é o fluxo de nutrição
O fluxo de nutrição consiste em uma sequência de e-mails de relacionamento que são enviados para os clientes em potencial de uma empresa com um determinado objetivo. Pode ser realizar uma venda, divulgar um novo produto, promover um evento, entre outros.
De todo o modo, o que se quer é que o destinatário dos e-mails acesse o site da marca, o seu e-commerce ou outro canal de comunicação, para que o objetivo se concretize. Para tanto, não é enviado apenas um e-mail, mas vários, a fim de convencer gradativamente o cliente em potencial a realizar a ação desejada.
Como aplicar o fluxo de nutrição
Mas não basta enviar os e-mails, é preciso seguir algumas dicas. Veja então como aplicar o fluxo de nutrição dentro de uma estratégia de inbound marketing:
Planejamento
Determine o objetivo do envio de e-mail marketing para a lista de contatos da sua empresa. Ao identificá-lo, torna-se mais clara a melhor forma de colocar a ação em prática, inclusive escolhendo a melhor periodicidade. Afinal, os e-mails não devem ser enviados um logo após o outro.
Segmentação
Quem possui um público bastante amplo pode segmentar o fluxo de nutrição. Assim, basta criar uma sequência de e-mails para um grupo de clientes em potencial com determinadas características e outra sequência para quem possui outros atributos.
No entanto, isso só é possível quando se conhece muito bem o público, o que é essencial para qualquer estratégia. A segmentação permite uma maior aproximação com os diferentes perfis que formam a sua audiência.
Linguagem
Na hora de segmentar o público, é possível usar diferentes linguagens, para qualificar a comunicação com os leads. Mesmo assim, algumas dicas são padrão para todos, como aparecer o nome de cada um no topo do e-mail e priorizar um tom de voz semelhante a uma conversa.
Outra dica é que o e-mail da empresa não apareça como “vendas@suaempresa.com.br”. Assim, no lugar de vendas deve aparecer o nome do profissional responsável pela ação.
Autoridade
Já que o objetivo do fluxo de nutrição é convencer o destinatário a tomar uma atitude, é preciso que o conteúdo do e-mail seja persuasivo. Além de mostrar as vantagens do produto ou serviço ou a importância do evento, é necessário incluir informações relevantes a respeito do tema abordado.
Dessa forma, o leitor entende que a empresa é especialista no seu ramo e, por isso, possui credibilidade. Portanto, crie textos relevantes e originais, que chamem a atenção do seu público.
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