Existem diversas formas de investir em marketing. Mas você sabe como verificar se esse investimento está oferecendo os resultados esperados em sua empresa? Para tanto, é importante saber o que é o ROI e como calcular em suas ações de marketing.
Essas e outras informações pertinentes ao assunto você encontra conferindo este artigo e os tópicos a seguir.
O que é o Retorno sobre o Investimento
Como calcular o ROI na sua empresa
Importância do ROI para o marketing
O que é o Retorno sobre o Investimento
ROI é a sigla para Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento. Trata-se de uma métrica de grande importância quando se quer identificar se o investimento em marketing feito pela sua empresa está valendo a pena.
Isso é possível porque o ROI consiste em um cálculo para verificar quanto houve de retorno financeiro com as ações de publicidade. Ou mesmo, para verificar que uma campanha não teve nenhum retorno ou até que causou prejuízo.
Com o ROI consegue-se ainda identificar o retorno de investimentos em novas ferramentas e em treinamentos. Dessa maneira, você obtém resultados baseados em dados e não fica refém dos achismos, que não ajudam de forma efetiva a entender o retorno de um investimento.
Como calcular o ROI na sua empresa
Como o ROI consiste em um cálculo, é preciso usar a sua fórmula para chegar ao retorno sobre investimento de uma ação de marketing ou de uma estratégia completa. Para o segundo caso, basta subtrair da receita total os custos com marketing e dividir o resultado pelos custos.
Veja a seguir a fórmula do ROI:
ROI = Receita – Custo / Custo.
Para entender melhor, confira o seguinte exemplo:
Se a receita total de uma empresa foi de 100 mil reais e o investimento em marketing foi de 10 mil, com a fórmula de ROI é possível fazer o seguinte cálculo:
ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 9
O resultado mostra que o Retorno Sobre o Investimento foi 9 vezes o investimento realizado. Para obter o resultado em porcentagem, basta fazer a mesma conta e multiplicar o resultado por 100. No exemplo acima, 900% de retorno.
Já para calcular o resultado de uma ação específica, é necessário identificar quanto da receita total foi proveniente dessa ação e usar na mesma fórmula em conjunto com o seu custo individual.
Importância do ROI para o marketing
Essa métrica é uma grande aliada na hora de criar um plano de marketing assertivo, que tenha chances reais de atingir os objetivos traçados. Afinal, permite identificar as ações que estão alcançando resultados e as que não.
Assim, é recomendado continuar investindo em ações que oferecem os resultados esperados e eliminar as campanhas que não mostram retorno esperado. Ou seja, trata-se de uma forma muito simples de aperfeiçoar a sua estratégia de marketing.
Outra vantagem de calcular o ROI é mostrá-lo a investidores interessados em seu empreendimento. Esse indicador é bastante relevante para eles escolherem onde investir. Da mesma forma, ajuda a empresa a identificar o tempo que as ações de marketing levam para mostrarem resultado.
Veja, agora, um artigo que explica de forma completa o que é o Inbound Marketing, uma estratégia que contribui muito para o ROI de uma empresa.
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