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Quanto investir em marketing para sua empresa ter resultados?

10 de junho de 2021 por na categoria Estratégia, Planejamento de campanhas com 0 e 4

Uma das dúvidas que norteiam quem possui uma empresa e deseja investir em marketing é sobre definir o orçamento para promover o seu negócio. Ou seja, quanto investir em marketing para sua empresa ter resultados?

Se você também possui essa dúvida e quer saber qual é resposta certa, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir informações e dicas pertinentes ao tema.

  • Como saber quanto investir em marketing
  • Dicas para planejar o investimento em marketing

 

Como saber quanto investir em marketing

Não existe uma única resposta certa para a pergunta “Quanto investir em marketing para sua empresa ter resultados?”. Afinal, essa é uma decisão que depende de diferentes aspectos, no entanto, existem alguns indicativos.

Em geral, existe uma recomendação que as empresas devem investir de 7 a 12% do faturamento em ações de marketing. Mas como dito, essa é só uma sugestão, podendo mudar conforme outros fatores.

Entre eles, se as estratégias são para ações online ou offline, pois as campanhas na mídia tradicional, como rádio, TV e jornal, costumam contar com valores mais altos para atingir os resultados esperados. Enquanto isso, o marketing digital permite investimentos menores para chegar aos objetivos.

Além disso, segundo levantamento das empresas eMarketer e Forrester Research, que atuam no segmento de pesquisa de mercado em marketing, recomenda-se que negócios ainda pouco conhecidos invistam de 12 a 20% do seu faturamento em ações na internet.

Já os empreendimentos conhecidos e consolidados podem investir menos, em torno de 6 a 12% do seu faturamento em marketing digital. Porém, se a empresa realizar vendas B2B, ou seja, apenas para outras empresas, o seu investimento pode ser menor, em torno de 8%.

 

Dicas para planejar o investimento em marketing

O quanto investir em marketing, para empresas que foram recentemente abertas e vão iniciar do zero as estratégias de marketing, pode ser um pouco a mais do que as porcentagens sugeridas. Afinal, em um primeiro momento há custos adicionais.

Exemplos são a criação da logomarca, desenvolvimento do site e materiais gráficos, como cartões de visita, embora a variedade dependa do seu nicho de mercado. Na sequência, vale a pena ter um plano com ações permanentes e o quanto investir em marketing pode seguir as porcentagens citadas.

No segundo momento, então, de acordo com as necessidades específicas, é indicado criar loja virtual e anunciar no Google e nas redes sociais. Da mesma forma, investir nas técnicas de SEO, bem como na gestão de redes sociais, marketing de conteúdo e e-mail marketing.

Outro ponto a considerar é a necessidade de fazer investimentos maiores em algumas datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Namorados, Black Friday, festas de final de ano e demais celebrações ao longo do ano. Essa estratégia, como todas as demais, ajuda na conversão de vendas.

E claro, quanto investir em marketing sofre influência do perfil da equipe responsável por executar o trabalho. Muitos negócios contratam empresas especializadas, com profissionais experientes em marketing, que podem tornar o serviço mais eficiente e os resultados mais rápidos.

 

Agora, que tal ficar por dentro da transformação digital, que vem causando transformações nas empresas e, inclusive, em seu faturamento?

 

Interessado em investir em marketing, de forma a ter resultados em vendas e branding? Então, converse com um consultor da Toulouse pelos seguintes canais:

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