Uma forma eficiente de aumentar a conversão de vendas na sua empresa é com foco nos leads qualificados, que são os seus clientes em potencial que são trabalhados pela equipe de marketing e posteriormente pela equipe de vendas.
Em outras palavras, são oportunidades de vendas para o seu negócio e se você deseja saber como gerá-los, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir as principais dicas a respeito do assunto.
O que são os leads qualificados
Como leads se tornam oportunidades de venda
O que são os leads qualificados
Para que a sua empresa mantenha um nível satisfatório de vendas, é importante que as equipes de marketing e vendas trabalhem em conjunto e tenham como foco o lead.
Essa expressão se refere ao cliente em potencial do seu negócio, ou seja, o consumidor que mais provavelmente se interesse pelo seu produto ou serviço. Ele deve ser atraído pela equipe de marketing, por meio de ações eficientes que formem uma adequada estratégia de Inbound Marketing.
Ou seja, combinar site com artigos em blog, presença nas redes sociais, envio de e-mail marketing e outras, desde que focadas em conteúdos de qualidade e relevância para o seu público. Essas ações, quando executadas de modo assertivo, são as mais eficientes para chamar a atenção dos leads do seu negócio.
Quando os clientes em potencial entram em contato com a sua marca por meio de uma das ações realizadas, tem-se os leads qualificados de marketing ou MQL (Marketing Qualified Leads). Em outras palavras, consumidores que devem ser trabalhados pela equipe de marketing.
Como leads se tornam oportunidades de venda
Como nem sempre o consumidor adquire um produto ou serviço simplesmente porque acessou o site da empresa ou as suas redes sociais, é preciso que a equipe de marketing trabalhe esse lead, de modo que ele entenda como a marca pode atender as suas necessidades e, assim, posteriormente efetivar uma compra.
Esse percurso pode ser mais ou menos demorado e trabalhoso, mas serve para estreitar a relação com os leads por meio da chamada nutrição de leads. Nessa fase, ocorre a sua aprendizagem, que tem como objetivo convencê-los que a sua marca é a escolha certa.
Quando estiverem prontos para realizar a compra, tornam-se leads qualificados de vendas ou SQL (Sales Qualified Leads) e devem ser encaminhados para a equipe de vendas, pois já se transformaram em oportunidades.
Mas o lead pode ainda não estar pronto para efetivar a compra, já que de acordo com o segmento de mercado da sua empresa ele pode ter que decidir sobre um produto ou outro, o que exige que os vendedores o orientem. De todo o modo, trata-se de um consumidor que realmente vai fazer a compra.
Esse trabalho em conjunto da equipe de marketing e vendas é essencial para tornar o processo de conversão mais dinâmico.
Afinal, quando o marketing não faz a qualificação dos leads, corre-se o risco dos vendedores receberem consumidores que não pretendem realizar uma compra, desperdiçando tempo dos colaboradores e dinheiro da empresa.
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