O que é Inbound Marketing e como ele ajuda nas vendas

22 de agosto de 2019 por na categoria Inbound Marketing com 0 e 0

O que é Inbound Marketing? O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração, e é um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Esse tipo de conteúdo é encontrado, hoje, principalmente no Google, e serve para resolver um problema que as pessoas tenham. Dessa forma, quem tem contato com o conteúdo publicado por uma empresa, entra no processo de nutrição, que nada mais é do que preparar as pessoas para comprarem dessa empresa, mantendo um relacionamento formado.

Relacionamento formado? Agora você me deixou confuso, você deve estar pensando. Mas acompanhe o raciocínio. Quando precisamos aprender inglês, procuramos uma escola de idiomas, correto? Fazemos essa procura para descobrir qual a escola que melhor nos atende. Então, se estou em dúvida entre as escolas A, B e C, vou pesquisar na internet sobre elas e se eu achar um conteúdo esclarecedor publicado pela escola B, a probabilidade de eu me inscrever nela é muito maior.

Muitas vezes, o cliente pesquisa meses antes de fazer uma compra mais cara. O conteúdo do seu blog e as publicações nas redes sociais serão a porta de entrada deste relacionamento. A dúvida que seu cliente tem sobre o produto pode e deve ser sanada com textos ou vídeos explicativos. Com a produção de conteúdo voltada em sanar dúvidas recorrentes, você ganha tempo, pois o cliente vai ser autodidata em boa parte do processo da compra. E quando decidir pela compra, terá poucas dúvidas para a equipe de vendas sanar.

E é por essa mesma razão que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing agressivamente como estratégia de Marketing. O Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:

  • aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • atrair clientes em potencial;
  • gerar conteúdos que fazem diferença;
  • otimizar o processo de vendas.

O que é Inbound Marketing e o que ele pode fazer pela sua empresa

Podemos salientar que o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional. E podemos atribuir isso à facilidade de encontrar informação hoje em dia. Posso dar um exemplo simples, para você entender o que é ter informação, literalmente, na palma da mão.

Hoje pela manhã, minha esposa, me mostrou um modelo de monitor que ela quer comprar para usar no trabalho. Decidimos passar em uma loja física que é a mesma do e-commerce que ela havia visto o modelo. Enquanto ela dirigia, eu pesquisei pelas especificações técnicas do monitor no Google, usando meu celular. Também aproveitei para ver ofertas em outras lojas. Quando chegamos na loja, passei o modelo do monitor para um vendedor e também os preços que tinha encontrado em outras lojas. Ele simplesmente buscou o monitor, negociou um desconto com o gerente, para que o preço ficasse igual ao mais barato que achei na minha pesquisa e pronto! O vendedor teve seu trabalho reduzido, por não ter que nos explicar todas as características do monitor.

Esse exemplo é apenas um caso do que acontece em nossas vidas diariamente. O vendedor teve seus esforços reduzidos pela nossa pesquisa prévia. Tirou dúvidas muito específicas e fizemos o pagamento. O Inbound Marketing do e-commerce solucionou nossas dúvidas e o processo foi muito mais tranquilo.

Alguns termos do Inbound Marketing podem fazer você achar que é um bicho de sete cabeças, mas não é.

Leads

Os seus clientes em potencial são seus leads, mas antes de chamá-los de leads podemos usar o termo visitante. Com isso diferenciamos quem já teve algum contato com sua empresa com quem acabou de chegar. Então, o lead é um visitante, seja do site ou das redes sociais, que baixou algum material ou entrou em contato de alguma forma com a empresa.

 

Persona
A persona são os leads mais propensos a comprarem da sua empresa. Características, gostos e estilos de vidas em comum do público-alvo de uma empresa são o que definem uma persona. Por exemplo, uma academia de musculação pode ter várias personas, como o público feminino e masculino, os idosos, a galera da musculação pesada e aqueles que querem apenas manter a saúde sem se preocupar com a aparência. Definidas as personas, você vai poder usar as característica de cada uma para criar conteúdos específicos e atrair mais a atenção deste perfil, pois cada persona tem interesses, linguagens e características diferentes.

Conversão
Nomeamos de conversão toda ação que o visitante faz e que o transforma em lead. Um formulário preenchido, um e-book baixado, um vídeo assistido (desde que o vídeo tenha solicitado e-mail ou telefone para ser acessado) ou qualquer outra ação que tenha registrado o e-mail ou telefone (ou outra forma de contato) do visitante.

Este artigo é apenas para que você entenda um pouco o que é Inbound Marketing. O que quero com estas informações é que você e sua equipe de Marketing comecem a cogitar o uso desta estratégia em sua empresa, pois ela traz muitos benefícios em vendas e fidelização de clientes.

Agora que você já sabe o que é o Inbound Marketing, vamos marcar uma reunião e criar uma estratégia em sua empresa, para que ela tenha mais clientes, vendas e lucratividade. Entre em contato com um especialista em Inbound da Toulouse e saiba como podemos ajudar sua empresa.

 

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