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Conversão de leads em clientes: quais os passos necessários?

21 de abril de 2022 por na categoria Estratégia, Vendas com 0 e 0

Em alguns segmentos de mercado, a concorrência é grande. E para se destacar em meio a ela e realizar a conversão de leads em clientes, é preciso investir em diferentes estratégias. Entre elas, existe um passo a passo bastante eficiente.

Então, para saber quais são quais os passos necessários, continue lendo este artigo. E os confira nos tópicos a seguir.

 

Passo 1 – Identifique o seu público-alvo

O primeiro passo para a conversão de leads em clientes é identificar o seu público-alvo. Ou seja, saber qual é o perfil dos consumidores com mais chances de se interessarem pelo seu produto ou serviço.

Com esse conhecimento, é possível promover ações que se aproximem dele com mais facilidade. Uma dica nesse processo é criar uma persona. Funciona como um personagem, com os atributos predominantes do seu público, como seus objetivos, necessidades, interesses etc.

Assim, sempre que você realizar alguma ação, pense nessa persona. Seja uma promoção, seja um novo produto, avalie se ela se interessaria por ele.

 

Passo 2 – Invista na qualificação dos leads

O lead é todo o consumidor que mostra interesse pelo seu produto ou serviço. Em outras palavras, um cliente em potencial. Portanto, depois que ele entrar em contato de alguma forma, está na hora de qualificá-lo.

Isso consiste em oferecer todo o suporte necessário para que realize uma compra. Para tanto, é possível conduzi-lo pelos diferentes estágios do funil de vendas. Identifique em que estágio ele está e comece a estratégia mais adequada.

 

Passo 3 – Nutra os leads com conteúdos relevantes

No processo de qualificação para a futura conversão de leads em clientes, é essencial nutri-los com conteúdos relevantes. Uma dica eficiente é iniciar uma campanha de e-mail marketing. Então, prepare uma sequência de e-mails, para serem enviados um a cada dia ou com intervalos maiores.

Nesses e-mails, o consumidor deve receber as informações necessárias que o ajude a realizar a compra. Mas você não deve ter pressa, por isso, deve focar em esclarecer possíveis dúvidas e não divulgar o produto ou serviço de maneira escancarada.

 

Passo 4 – Mostre porque a sua empresa é a melhor escolha

Mais um passo importante para a conversão de leads em clientes é ser persuasivo e convincente, mas com moderação. O objetivo é mostrar que a sua empresa é a escolha certa e que o consumidor vai realizar a melhor compra se optar pelo seu produto ou serviço.

Para tanto, apresente todos os benefícios da sua marca. Essas informações podem integrar os conteúdos enviados por e-mail.

 

Passo 5 – Dê atenção especial às CTAs

As CTAs são as chamadas para a ação e consistem em frases que incentivam o consumidor a fazer algo. No caso da estratégia de e-mail marketing, o CTA pode estar ao final do conteúdo, em forma de convite para que ele clique no link a fim de ser direcionado para o site da empresa ou loja virtual.

A frase pode convidar ainda para outra ação, como fazer o download de um e-book, participar de um webinar ou ouvir um podcast. Essas estratégias precedem o convite para a compra, como modo de nutrir e ajudar na conversão de leads em clientes.

 

Passo 6 – Não se esqueça do pós-vendas

E mesmo depois que o objetivo foi alcançado e o lead realizou a compra, é preciso manter a comunicação com ele. Esse é o famoso pós-vendas, muitas vezes negligenciado pelas empresas. Porém, é de extrema importância, pois ajuda na fidelização de clientes, garantindo vendas recorrentes.

 

Agora, veja um artigo que explica como deve ser feita a atração de leads.

 

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