Como elaborar uma estratégia de marketing digital para atrair leads

28 de novembro de 2019 por na categoria Planejamento de campanhas com 0 e 0

Quando um consumidor adquire um produto ou serviço, em geral, não age por instinto. Embora muitas pessoas comprem por impulso, o comum é que o indivíduo passe por diferentes etapas antes de efetivar uma aquisição.

O processo inicia com a pesquisa pelo produto, para repor o que acabou ou porque percebeu que necessita dele. Depois, decide-se qual item adquirir e, em seguida, realiza-se a compra. Mas tudo isso pode levar até meses ou mais para acontecer.

Essa é a chamada jornada de compra do consumidor e entender como funciona a sua lógica é essencial para elaborar uma estratégia de marketing digital e atrair leads. Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, confira os tópicos a seguir:

  • Como o Inbound Marketing funciona na atração de leads
  • Passo a passo para elaborar uma estratégia de marketing

Como o Inbound Marketing funciona na atração de leads

Hoje, o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital de fundamental importância para a atração de leads, que são aqueles consumidores que já entraram em contato com a sua marca. E, desse modo, você quer que ele adquira o seu produto ou serviço.

Porém, para que isso aconteça, é preciso estar presente no seu cotidiano, inclusive nas fases da sua jornada de compra. Já o Inbound Marketing é basicamente todas as ações que podem ser feitas por meio da internet, com o intuito de conquistar mais clientes.

Mas o seu conceito vai além das ações de marketing digital, consistindo em se comunicar com o consumidor de modo mais direto. Dessa forma, não é preciso interromper a sua leitura ou o que está vendo na TV.

Explicando melhor: quando se faz um comercial na TV, por exemplo, o consumidor está assistindo a um programa e o mesmo é interrompido para mostrar diferentes marcas. Mas com o Inbound Marketing é o consumidor que busca a sua marca nos meios digitais.

E para que a sua empresa seja encontrada, ela deve estar presente nos canais que o seu público mais acessa. Por isso é uma estratégia de marketing digital tão eficiente.

Passo a passo para elaborar uma estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing digital baseada em Inbound Marketing pode incluir diferentes ações, porém, não é recomendado “atirar para todos os lados”. Mas sim, optar pelas campanhas mais assertivas para o seu segmento de mercado e público-alvo.

Veja os principais passos de como montar essa estratégia:

Passo 1 – A partir da identificação do seu público-alvo, cria-se a persona do seu negócio, que é basicamente um personagem com as características predominantes do seu público.

Passo 2 – Cria-se um site, sendo que essa ferramenta costuma ser eficiente em todas as estratégias.

Passo 3 – Avalia-se outros canais de comunicação vantajosos para interagir com o seu público, como por exemplo as diversas redes sociais, sites de pesquisa como o Google, email marketing, newsletter, entre outros.

Passo 4 – Ao optar por blog e/ou redes sociais, eles são integrados ao site, pois a partir dele é possível acessar todas as mídias e as publicações de uma que são repetidas nas demais.

Passo 5 – Usa-se uma plataforma de automação, a fim de facilitar as tarefas diárias, como agendamento de posts, envio de e-mail marketing, controle da base de leads e outras atividades que demandam tempo.

Passo 6 – Acompanha-se os resultados, repetindo o que dá certo e ajustando o que pode melhorar para atrair mais leads.

Aproveite para saber mais sobre leads neste artigo: https://toulousecomunicacao.com.br/mini-guia-o-que-sao-leads-e-como-atrai-los-para-sua-empresa/

Faça contato com a Toulouse, especialista em marketing digital, Inbound Marketing e geração de leads, para que elabore a estratégia de marketing digital perfeita para o seu negócio.

Adicionar comentário

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103