Faça uma análise rápida: quantas vezes você usou a internet hoje no seu celular ou tablet para ver algum site? E quantas pessoas você conhece que também usam esses dispositivos para navegar na internet? Muitas, com certeza. E é isso o que o Google defende em sua atualização que foi ao ar no dia 21 de abril: o acesso à internet através de dispositivos móveis, também chamados de “mobile” cresceu tanto que está se tornando a principal forma de conexão à internet. Com esse fato, o Google entendeu que não adianta mostrar apenas conteúdo relevante nos resultados das pesquisas, mas também que tal conteúdo esteja onde os internautas estão vendo, ou seja, nos mobiles. Para o Google, os sites comuns são difíceis, se não impossíveis, de ver e interagir quando abertos em mobiles, e isso vai fazer com que eles caiam no ranking de resultados do maior site de pesquisas da internet. É o mundo digital dando mais um passo rumo ao futuro!
Os sites que são adequados para todos os tipos de dispositivos, sejam mobiles, PC’s, notebooks, smart tvs e outros são chamados de sites responsivos, pois não importa o tamanho da tela, eles vão abrir de forma adaptada, para que o usuário tenha uma experiência boa, consiga ler todos os textos, ver imagens, vídeos e quaisquer informações no site em tamanho adequado. Os sites não responsivos não oferecem essa experiência, e podem causar um certo transtorno aos usuários, pois muitas informações ficam pequenas e ilegíveis em telas pequenas. Outro fato é que os sites responsivos abrem mais rápido que os comuns, e isso o Google entende como necessário, pois os dispositivos mobile podem demorar muito para carregar um site comum, atrapalhando a navegação.
COMO AS MUDANÇAS DO GOOGLE AFETAM AS EMPRESAS?
As empresas que ainda não tem um site responsivo vão cair no ranking do Google, ou seja, elas terão menos chances de serem encontradas. Isso vai causar uma queda de visitas em seus sites e também na obtenção de negócios.
Para se adequarem às mudanças e permanecerem com boa colocação no ranking de pesquisas, as empresas deverão transformar seus sites em versões responsivas, e também deverão se preocupar cada vez mais em oferecer conteúdo relevante para os visitantes, já que este é outro fator que o Google considera de extrema importância nos sites para que eles apareçam no topo dos resultados. Existem diversas plataformas para a construção de sites responsivos, como WordPress por exemplo.
TESTE SEU SITE
O Google disponibilizou uma ferramenta para você testar seu site e descobrir se ele é responsivo e se está adequado aos dispositivos mobile. Faça o teste no link abaixo:
Caso o seu site precise ser atualizado para continuar aparecendo nos resultados do Google, entre em contato com a Toulouse. Nós temos expertise de mais de 11 anos em criação de sites, e também criamos sites responsivos.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário