A gestão de redes sociais para sua empresa está na lista de prioridades do departamento de marketing? Não? Então, melhor rever isso.
Primeiro vamos definir o que é gestão de redes sociais.
A gestão de redes sociais vai além das publicações normais que sua empresa faz em uma rede social. A definição de estratégia e posicionamento são etapas importantes, assim como o planejamento de publicação, a execução e o monitoramento.
A responsabilidade por este trabalho requer dedicação para trazer mais resultados e aperfeiçoamento das interações e também performance de anúncios e campanhas.
Para que serve uma gestão de redes sociais?
Em palavras bem simples, serve para:
divulgação da marca;
ser um canal de comunicação com os clientes;
criar uma comunidade fã da sua empresa;
educação através da divulgação de conteúdo;
vendas.
Porém, não podemos pensar que a geração de leads e vendas pelas redes sociais exclui conteúdos de qualidade da sua lista de planejamento de marketing. Pelo contrário, ela só inclui ainda mais. Chamar a atenção no feed da sua persona é difícil e a concorrência é acirrada, então para ganhar destaques nada melhor do que conteúdos e fotos de qualidade para atrair lead e gerar vendas.
Como fazer gestão de redes sociais?
Pensando em planejamento estratégico, não podemos querer apenas divulgar nas redes sociais e sair correndo sem prestar atenção em tudo o que acontece depois de uma publicação.
Algumas etapas precisam existir, tais como: – Definição das pautas mensais
A definição de pautas é extremamente importante para a gestão de redes sociais, pois é ela quem vai dar vida ao processo de publicação da sua empresa. As pautas existem para que assuntos relevantes sejam publicados e gerem interações que cuminem na geração de leads.
– Criação de calendário de publicações O calendário de publicação é diferente da definição de pautas, pois nesta etapa precisamos ter o conteúdo pronto, para vermos os melhores dias e horários para publicar em cada rede social.
– Uso de softwares para publicação automática Como a gestão de redes sociais não é a única coisa que sua equipe de marketing tem que fazer, deixar as publicações prontas e programadas é otimizar o tempo dedicado à cada rede social.
– Acompanhamento das publicações O conteúdo foi definido, a criação feita e a publicação agendada! Pronto, posso fazer outra coisa sem me preocupar até amanhã na próxima publicação. Não é bem assim. A gestão de redes sociais também prevê a atenção redobrada nos comentários e interações que a publicação recebe. E isso vale para a publicação de hoje e a de um mês atrás. Você não pode abandonar as interações das redes sociais.
– Análise de relatórios Os relatórios estão à sua disposição. Neles pode-se descobrir quais horários as interações são melhores. Pode-se fazer teste AB para identificar uma imagem mais adequada para aquele texto ou vice-versa. Mas ter acesso às análises e não usá-las, não adianta de nada.
Parece complexo cuidar e gerenciar as redes sociais da sua empresa, e é! Todo o processo de gestão de redes sociais precisa de um conhecimento mais aprofundado para entender todo o potencial que aquela mídia digital pode dar ao seu negócio.
A importância das redes sociais vem em uma ascensão avassaladora e sua empresa precisa estar na crista da onda para aparecer e interagir com o público-alvo. Mas não pode fazer isso a qualquer custo.
Já vi muitos perfis de empresas que não prezam pelo bom atendimento e acabam se equivocando com respostas que são mal interpretadas pelos clientes. Esse também é um ponto muito importante para a gestão de redes sociais.
O que postar nas redes sociais?
Alguns exemplos do que postar nas redes sociais:
vídeos institucionais
eventos
lançamentos de novos produtos
publicação de novos textos no blog
fotos de usuários usando o produto da sua empresa
comentários positivos sobre sua empresa
vídeos explicativos de algum produto
E muitos outros conteúdos que podem servir para informar e interagir com o público.
A gestão de redes sociais pode e deve ser feita por profissionais preparados para essa tarefa, e é por isso que nós, da Toulouse, temos uma equipe especializada na gestão de redes sociais, para que você tenha os melhores resultados para sua empresa. Entre em contato e descubra como podemos te ajudar.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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