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A gestão de redes sociais e sua importância para as empresas

15 de agosto de 2019 por na categoria Redes Sociais com 0 e 0

A gestão de redes sociais para sua empresa está na lista de prioridades do departamento de marketing? Não? Então, melhor rever isso.

Primeiro vamos definir o que é gestão de redes sociais.

A gestão de redes sociais vai além das publicações normais que sua empresa faz em uma rede social. A definição de estratégia e posicionamento são etapas importantes, assim como o planejamento de publicação, a execução e o monitoramento.

 

A responsabilidade por este trabalho requer dedicação para trazer mais resultados e aperfeiçoamento das interações e também performance de anúncios e campanhas.

Para que serve uma gestão de redes sociais?

Em palavras bem simples, serve para:

  • divulgação da marca;
  • ser um canal de comunicação com os clientes;
  • criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • educação através da divulgação de conteúdo;
  • vendas.

Porém, não podemos pensar que a geração de leads e vendas pelas redes sociais exclui conteúdos de qualidade da sua lista de planejamento de marketing. Pelo contrário, ela só inclui ainda mais. Chamar a atenção no feed da sua persona é difícil e a concorrência é acirrada, então para ganhar destaques nada melhor do que conteúdos e fotos de qualidade para atrair lead e gerar vendas.

Como fazer gestão de redes sociais?

Pensando em planejamento estratégico, não podemos querer apenas divulgar nas redes sociais e sair correndo sem prestar atenção em tudo o que acontece depois de uma publicação.

Algumas etapas precisam existir, tais como:
– Definição das pautas mensais

A definição de pautas é extremamente importante para a gestão de redes sociais, pois é ela quem vai dar vida ao processo de publicação da sua empresa. As pautas existem para que assuntos relevantes sejam publicados e gerem interações que cuminem na geração de leads.

 

– Criação de calendário de publicações
O calendário de publicação é diferente da definição de pautas, pois nesta etapa precisamos ter o conteúdo pronto, para vermos os melhores dias e horários para publicar em cada rede social.

– Uso de softwares para publicação automática
Como a gestão de redes sociais não é a única coisa que sua equipe de marketing tem que fazer, deixar as publicações prontas e programadas é otimizar o tempo dedicado à cada rede social.

– Acompanhamento das publicações
O conteúdo foi definido, a criação feita e a publicação agendada! Pronto, posso fazer outra coisa sem me preocupar até amanhã na próxima publicação. Não é bem assim. A gestão de redes sociais também prevê a atenção redobrada nos comentários e interações que a publicação recebe. E isso vale para a publicação de hoje e a de um mês atrás. Você não pode abandonar as interações das redes sociais.

– Análise de relatórios
Os relatórios estão à sua disposição. Neles pode-se descobrir quais horários as interações são melhores. Pode-se fazer teste AB para identificar uma imagem mais adequada para aquele texto ou vice-versa. Mas ter acesso às análises e não usá-las, não adianta de nada.

Parece complexo cuidar e gerenciar as redes sociais da sua empresa, e é! Todo o processo de gestão de redes sociais precisa de um conhecimento mais aprofundado para entender todo o potencial que aquela mídia digital pode dar ao seu negócio.

A importância das redes sociais vem em uma ascensão avassaladora e sua empresa precisa estar na crista da onda para aparecer e interagir com o público-alvo. Mas não pode fazer isso a qualquer custo.

Já vi muitos perfis de empresas que não prezam pelo bom atendimento e acabam se equivocando com respostas que são mal interpretadas pelos clientes. Esse também é um ponto muito importante para a gestão de redes sociais.

O que postar nas redes sociais?

Alguns exemplos do que postar nas redes sociais:

  • vídeos institucionais
  • eventos
  • lançamentos de novos produtos
  • publicação de novos textos no blog
  • fotos de usuários usando o produto da sua empresa
  • comentários positivos sobre sua empresa
  • vídeos explicativos de algum produto

E muitos outros conteúdos que podem servir para informar e interagir com o público.

A gestão de redes sociais pode e deve ser feita por profissionais preparados para essa tarefa, e é por isso que nós, da Toulouse, temos uma equipe especializada na gestão de redes sociais, para que você tenha os melhores resultados para sua empresa. Entre em contato e descubra como podemos te ajudar.

 

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