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As piores tentações do marketing digital para empresas

15 de dezembro de 2022 por na categoria Redes Sociais com 0 e 0

Uma das ferramentas usadas no marketing digital para empresas são as redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e uma centena de outras. Elas atraem visibilidade para as empresas e podem auxiliar na decisão de compra por parte de clientes e leads. Mas existem algumas tentações por parte dos responsáveis da empresa que podem comprometer os resultados das ações feitas dentro das redes.

Vamos apresentar três das maiores e piores tentações causadas pelo marketing digital em redes sociais. Existem outras tantas, mas as apresentadas neste post são críticas porque envolvem as vendas que podem ser conquistadas com as ações em redes sociais.

A principal tentação diz respeito à quantidade de visualizações. Pegue como exemplo uma postagem no Facebook. Se ela alcança um número expressivo de views, maior do que normalmente acontece com as postagens regulares da empresa, pode criar um efeito de “massagem no ego” dos responsáveis. O perigo disso é que nem sempre a quantidade de views serve para trazer resultados ou para cumprir com objetivos preestabelecidos, principalmente se o que se espera são vendas. O importante neste caso é avaliar as taxas de conversão, ou seja, quantas pessoas foram atingidas pela postagem e quantas delas cumpriram com o esperado para trazer o resultado.

Uma outra tentação é fazer postagens para “todo mundo” e esperar que o retorno seja positivo. Qualquer ação de marketing, seja ela digital ou não, principalmente aquelas voltadas para vendas, devem ser estabelecidas com um público-alvo bem definido. Isso serve para otimizar as ações de várias formas, como economia em anúncios, uso de estratégias mais adequadas, melhor retorno em taxa de conversão e ROI, objetivos mais aprimorados e maiores certezas de atingi-los.

E uma última tentação, mas não menos importante é que os responsáveis podem acreditar que um simples anúncio ou postagem nas redes sociais vai ser o suficiente para gerar vendas. Sim, com certeza acontece de parte das pessoas impactadas tomarem uma decisão de compra imediata, mas para que a ação tenha um resultado efetivo de verdade, é preciso trabalhar os leads gerados. Imagine que 1.000 pessoas dentro do seu público-alvo viram um anúncio da sua empresa no Instagram, mas apenas 10 compraram. Perder os 990 leads é um grande desperdício, tanto no caso do investimento nos anúncios quanto no de perder vendas. Por isso é importante criar landing pages de cadastro para que as equipes de marketing e vendas possam trabalhar com esses leads dentro de um funil de vendas. Neste caso o marketing promove todo um relacionamento com os leads, para que quando eles se encontrem no momento de compra, ou seja, no fundo do funil, eles sejam direcionados para a equipe de vendas, onde os responsáveis começam a fazer um trabalho ativo voltado para fechamentos.

E para finalizar, aqui vão cinco dicas rápidas para maior retorno no uso de redes sociais:

  1. Defina o público-alvo.
  2. Estabeleça objetivos claros e alcançáveis.
  3. Acompanhe os relatórios para otimizar suas campanhas.
  4. Aprenda a usar os recursos oferecidos pelas redes do jeito certo.
  5. Siga as orientações das redes para a criação de posts e anúncios.

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