O marketing para empresas pode ser abordado de inúmeras formas, como os melhores canais de comunicação para se aproximar do seu público-alvo. No entanto, antes de criar ações offline e online, é fundamental ter um planejamento mais amplo, que ajude o seu negócio a se situar no mercado.
Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e descubra como o marketing empresarial alavanca os resultados da sua empresa, a partir das informações presentes nos tópicos a seguir.
O que é e como é feito o marketing empresarial
Como suas ações atraem clientes e ajudam o branding
O que é e como é feito o marketing empresarial
O marketing empresarial consiste em um conjunto de ações estratégicas que têm o objetivo de promover uma marca no seu segmento de mercado. Também serve para encontrar soluções eficientes para divulgar os seus produtos e serviços para o público que quer alcançar.
Quando se fala nesse conceito, refere-se ao marketing como um todo, não apenas a realização de ações específicas, sendo que antes de criá-las é preciso posicionar a empresa dentro do seu nicho de atuação.
Para orientar o marketing empresarial, recomenda-se usar como base os quatro pilares do marketing, também chamados de 4 Ps do mix de marketing. São eles produto, preço, praça e promoção.
O primeiro refere-se a entender o que é vendido, não só o produto em si, mas quais são as necessidades que atende, em outras palavras, quais são os valores agregados a ele.
O preço é o quanto se cobra por um produto ou serviço, sendo que para tanto deve-se considerar diferentes aspectos, como custo de produção e margem de lucro desejável. A praça consiste nos pontos de venda e rede de distribuição.
Já a promoção é a forma como o produto ou serviço é divulgado, tanto em relação aos canais de comunicação, quanto à linguagem e abordagem usadas.
Como suas ações atraem clientes e ajudam o branding
Com o marketing empresarial, mais do que divulgar algo, são buscadas maneiras de se relacionar com os clientes e de encontrar oportunidades de negócio, além de construir uma comunicação assertiva com o seu público interno, ou seja, os seus colaboradores.
É nesse sentido que as ações do marketing empresarial são fundamentais para atrair clientes. Afinal, ao planejar um posicionamento de mercado e quais são as estratégias mais condizentes com o seu negócio, as chances de chegar aos clientes em potencial dos seus produtos e serviços são maiores.
Além disso, consegue-se obter maior sucesso com o branding, isto é, com a gestão da marca. Esse conceito é justamente situar a marca no seu nicho de atuação, de modo que seja vista pelos clientes em potencial e identificada, seja por meio da sua identidade visual seja através dos valores nos quais investe.
O melhor é que um negócio se atente ao marketing empresarial assim que começar a operar, para que desde o início tenha uma estratégia de sucesso no mercado. Porém, isso pode ser feito mesmo depois, sendo que quanto antes melhor e da mesma forma pode ser revisto com periodicidade.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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