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Entenda o Buzz Marketing e como ele potencializa a marca da sua empresa

21 de outubro de 2021 por na categoria Branding, Comunicação, Estratégia com 0 e 0

Mais do que vender produtos e serviços, as empresas desejam que o público fale a seu respeito para outros consumidores, claro, de preferência, de maneira positiva. Para tanto, existe uma estratégia muito eficiente, chamada de Buzz Marketing.

Se você deseja entender melhor esse conceito e como ele potencializa a marca da sua empresa, se tornando motivo de bons comentários, então, continue com a leitura deste artigo e confira as informações e dicas presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é o Buzz Marketing
  • Como usar essa estratégia nas ações de marketing

 

O que é o Buzz Marketing

O Buzz Marketing é uma estratégia que tem como objetivo tornar uma marca o centro das conversas entre os consumidores que fazem parte do seu público-alvo. Desse modo, consiste em criar campanhas que motivem comentários entre as pessoas.

Para tanto, é preciso desenvolver uma ação única, que chame a atenção e faça com que os consumidores falem a seu respeito para os demais. Com isso, cada vez mais, haverá pessoas conversando sobre a marca e, por consequência, novos clientes em potencial se interessarão por ela.

O Buzz Marketing é muito eficiente para potencializar uma marca, já que promove sua visibilidade e a transforma no centro das atenções. A partir disso, com as medidas certas, é possível aumentar a conversão de vendas e ganhar um lugar de destaque em meio à concorrência.

Para obter sucesso, entretanto, é essencial que essa estratégia seja bem planejada, o que exige focar na audiência da empresa. Em geral, a ideia não é necessariamente alcançar um grande público, mas sim, um grupo bem específico, por isso, indica-se fazer algo pensando em um subgrupo do seu público.

Porém, ao investir no Buzz Marketing deve-se ter muito cuidado para produzir uma campanha de bom gosto e ética, sem apelar para piadas que podem prejudicar a imagem da sua marca. Conhecer muito bem o público ajuda a entender o que ele pode achar ofensivo e evitar que a ação tenha efeitos colaterais.

 

Como usar essa estratégia nas ações de marketing

Por mais que se desenvolva uma divulgação de qualidade da sua marca, seja na televisão, nas redes sociais ou em outros canais, nem sempre é o suficiente para promover o burburinho que se deseja. Isso quer dizer que o Buzz Marketing exige criatividade e uma abordagem realmente diferente e até exclusiva.

Existem alguns tipos de abordagens que podem contribuir muito com essa estratégia, pois são os que mais estimulam a animação das audiências. São eles o tabu, o incomum, o extraordinário, o chocante, o segredo e o hilário.

No caso do tabu, refere-se a falar sobre um tema que é assim considerado pela sociedade, o que exige muito tato e delicadeza para levantar temas sensíveis sem que ninguém se sinta ofendido. O incomum é mostrar algo realmente diferente de tudo o que já foi visto.

O extraordinário deve abordar temas incríveis e positivos, tendendo para o emocional. O chocante se assemelha com o tabu, pois traz um tema pouco abordado e mais uma vez é preciso ter cuidado com o seu uso. Já o segredo refere-se a uma ação que deixa o público curioso, promovendo o seu engajamento.

O hilário é aquele que mais do que engraçado é realmente divertido e faz com que os consumidores o imitem e queiram ver várias vezes. Se a sua ação apostar em uma dessas abordagens com sucesso, é bem possível que a empresa consiga atingir o objetivo do Buzz Marketing.

 

O Buzz Marketing é uma técnica também usada para viralizar na internet. Saiba mais sobre Marketing Viral.

 

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