Quando se fala em ações de marketing eficientes para aumentar a visibilidade da sua empresa, inclusive por meio da internet, é comum que uma das orientações seja a de acompanhar os resultados. Desse modo, é possível descobrir se a campanha executada alcançou os objetivos esperados.
Mas como saber os resultados de marketing que posso obter para minha empresa? Para entender mais a respeito do tema e avaliar de forma assertiva as campanhas realizadas, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra informações pertinentes ao assunto.
Métricas dos resultados de marketing
As métricas são grandes aliadas quando se quer analisar os resultados de marketing alcançados com uma determinada ação ou campanha. Na internet, elas são muito simples de obter e de acordo com o seu negócio podem ser escolhidas as mais adequadas para acompanhar.
Marketing em sites e blogs
Neles, é possível verificar o número de visitantes, bem como as páginas mais acessadas. Ao analisar esses dados, você descobre quais são os conteúdos que mais interessam ao seu público. E assim, pode repetir a estratégia para manter a sua fidelidade.
Número de leads
O número de leads (clientes em potencial) que se obtém com uma ação é outro resultado que vale a pena analisar. Ao transformar um visitante em lead, significa que, mais uma vez, a sua estratégia está no caminho certo.
Cálculo de ROI
Também é importante calcular o ROI – Retorno sobre o Investimento, que calcula se o dinheiro gerado com as vendas foi maior do que o investimento com a ação que levou a essas vendas. Caso contrário, as campanhas não estão atingindo o desempenho esperado.
Marketing em anúncios pagos
No caso de mídia paga, a exemplo dos anúncios do Google, entre as métricas existentes estão o CPC – Custo por clique, e o CPM – Custo por mil impressões. Elas mostram se o investimento financeiro está valendo a pena. Ou seja, se os resultados estão compensando o que foi investido com o anúncio.
Campanhas de e-mail marketing
Para essas ações, consegue-se verificar resultados como a taxa de abertura e a taxa de clique. Dessa maneira, você descobre qual a porcentagem de destinatários que abre seus e-mails e quantos estão clicando no link que direcionada para a página de venda.
Marketing nas mídias sociais
Aqui, são analisadas informações como as impressões, número de cliques e número de conversões, conforme as ações promovidas e os sites de relacionamento utilizados, já que cada um tem suas peculiaridades.
Taxa de conversão
Mais um dos resultados de marketing para obter na sua empresa é a taxa de conversão, que não se refere somente ao número de vendas efetivadas, mas também sempre que um objetivo é alcançado, como tornar um visitante um lead.
Isso pode ser verificado se ele preencher o formulário do seu site para receber o e-mail marketing da empresa, por exemplo. Assim como essa, todas as conversões que antecedem a venda são resultados de marketing e ajudam a ajustar campanhas e torná-las mais assertivas.
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