Com a popularização da internet, as empresas começaram a investir no marketing digital mesmo que continuassem com suas ações de marketing tradicionais, ou seja, offline. Isso fez com que se tornasse possível usar diferentes canais de comunicação para estreitar a relação com o público-alvo.
Mesmo que essa ampla gama de possibilidades seja vantajosa, é preciso criar uma estratégia unificada, onde as ações de marketing se comuniquem entre si e tenham um padrão, que reflita a identidade da sua marca.
Em outras palavras, é essencial investir na comunicação integrada. Se você tem interesse no assunto e quer descobrir mais, continue com a leitura deste artigo e saiba como aplicar essa estratégia em suas ações de marketing, com as informações presentes nos tópicos a seguir.
O que é a comunicação integrada
Como a estratégia é aplicada nas ações de marketing
O que é a comunicação integrada
A comunicação integrada nada mais é do que criar ações de marketing de maneira conjunta para que estejam em sintonia. Portanto, a abordagem ao cliente em potencial deve seguir a mesma linguagem, a identidade visual precisa se repetir e a ideia que se quer passar para o público deve ser igual.
Essa estratégia serve tanto para empresas que apenas investem no marketing offline quanto para as marcas que apostam nas ações online e, inclusive, para as que combinam os dois tipos de campanhas.
Aliás, quanto mais canais forem usados por um negócio, maior precisa ser o cuidado em manter a comunicação integrada. Afinal, cada meio de comunicação pode ter suas próprias regras, mesmo assim, é preciso que haja uma sintonia nas informações que são transmitidas em cada um deles.
Com a comunicação integrada a sua empresa consegue fortalecer a identidade da marca e contar com maior eficiência na promoção das ações, bem como dos resultados. Também permite que o negócio economize com campanhas e integre equipes, favorecendo o aumento da conversão de vendas.
Como a estratégia é aplicada nas ações de marketing
Para a comunicação integrada ser aplicada com sucesso é preciso ter alguns conceitos em mente, que servem para guiar o planejamento e a execução das ações de marketing. São eles a consistência, coerência, continuidade e complementaridade.
Ou seja, as ações devem ser consistentes e estarem de acordo com a identidade do seu negócio, coerentes e seguirem uma mesma linha de pensamento, serem realizadas de forma contínua e de modo que se complementem.
Além disso, é essencial conhecer muito bem o seu público, para saber a melhor forma de abordá-lo independente do canal utilizado e também para identificar quais são os meios de comunicação mais adequados para se aproximar dele.
Isso é importante porque a comunicação integrada não significa usar o máximo de canais, mas sim aqueles que realmente sejam eficientes para alcançar clientes em potencial. A partir da escolha dos melhores canais é necessário planejar, o que pode ser feito com a ajuda de um cronograma de atividades.
E mais, faça com que os canais se comuniquem entre si. Para tanto, depois de criar uma publicação no blog, por exemplo, faça um post nas redes sociais convidando a audiência para ler o conteúdo na íntegra.
Nesse post, você pode informar os telefones de contato da sua empresa, bem como o e-mail de contato, permitindo que o público tenha opções variadas de contatar a sua equipe. E em um panfleto, você pode informar o site do seu negócio, além de muitas outras integrações.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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