Você já deve saber sobre a importância da identidade corporativa, como uma forma estratégica de fidelizar clientes e ter mais vendas. Mas como criar uma identidade para a sua empresa de maneira que ela se torne única e marcante?
Se você deseja descobrir como investir em uma identidade corporativa com assertividade e que aproxime a sua marca do público-alvo, então, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, confira muitas dicas e informações a respeito do tema.
O que é identidade corporativa
Como criar uma identidade corporativa
O que é identidade corporativa
A identidade corporativa pode ser explicada como um conjunto de características que tornam a sua empresa exclusiva, ou seja, diferente das outras que atuam no mesmo segmento de mercado. Isso porque ela tem o poder de expressar a sua essência.
Em outras palavras, qual é a sua cultura, bem como quais produtos e serviços comercializa e o modo com o qual se comunica com os seus clientes em potencial. Na prática, é a forma de se apresentar publicamente.
Essa apresentação engloba uma logomarca, podendo ou não ter um slogan junto. Também faz parte da identidade corporativa as cores e as fontes utilizadas, responsáveis pela identidade visual, que é usada em materiais gráficos, nas mídias digitais e mesmo no local de trabalho.
No entanto, mais do que uma identidade visual, a identidade corporativa consiste ainda na maneira como a empresa se comunica com o seu público, isto é, a linguagem utilizada. Por isso, os elementos visuais não são escolhidos aleatoriamente, eles devem expressar a essência da marca.
Além disso, quando a identidade corporativa é marcante, a sua comunicação com o consumidor se torna mais fácil, pois chama a sua atenção, tornando-se atrativa e fazendo com que ele identifique.
Atingir esse objetivo é essencial para o sucesso do seu negócio, inclusive para fidelizar clientes e aumentar a conversão de vendas.
Como criar uma identidade corporativa
Para criar uma identidade corporativa, é necessário, primeiro, conhecer muito bem a sua empresa, mesmo que seja contratada uma equipe de profissionais para realizar o trabalho. Isso porque são os fundadores da empresa que conseguem melhor expressar os sentimentos e ideias que se quer transmitir.
Com essas informações, é possível iniciar a criação de uma logomarca e dos demais elementos que compõem a identidade visual. Nesse processo, é importante que ao olhar para ela o consumidor consiga enxergar as mensagens que querem ser transmitidas.
Porém, a maneira como a sua marca se posiciona no mercado, incluindo o jeito que ela se comunica com o seu público, qual a linguagem que usa, quais canais de comunicação prioriza, etc, também integram a identidade corporativa.
E mais, com o passar do tempo, a sua empresa pode mudar a sua identidade corporativa, de acordo com as necessidades do mercado e as novas exigências do público. Muitas empresas optam apenas por atualizá-la, sem mudar totalmente, para que não se perca a história até então criada.
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