Ao falar em estratégias para conquistar e fidelizar clientes não tem como deixar de citar o inbound marketing e marketing de conteúdo. No entanto, qual a diferença entre eles? E como eles devem ser aplicados para que a sua empresa aumente a conversão de vendas?
Se você quer a resposta para essas perguntas, então, continue com a leitura deste artigo. E nos tópicos a seguir aprofunde os seus conhecimentos a respeito do tema.
Como funciona o inbound marketing e marketing de conteúdo
Quais são as diferenças entre ambas as estratégias
Como funciona o inbound marketing e marketing de conteúdo
Na hora de investir em estratégias para sua empresa se destacar no seu ramo de atuação, recomenda-se fazer uso das principais. São elas o inbound marketing e marketing de conteúdo. O primeiro também é chamado de marketing de atração.
Isso acontece porque diferente das estratégias convencionais de divulgar uma marca, o inbound marketing foca em ações que fazem com que o próprio consumidor procure a empresa. Para tanto, aposta nas redes sociais, sites, blogs e demais canais virtuais.
Embora o inbound marketing possa ser feito na maneira offline, hoje em dia a internet se tornou o local perfeito para apostar nessa estratégia. Afinal, os consumidores usam a internet para pesquisar por produtos e serviços antes de adquiri-los.
Enquanto isso, o marketing de conteúdo consiste na criação de materiais informativos e que interessem aos clientes em potencial da empresa. Ou seja, funciona como o combustível do inbound marketing. Isso porque a ideia dessa estratégia é de mostrar a sua autoridade no segmento.
Assim, é preciso publicar nas redes sociais, em blogs e no seu site informações que comprovem a sua expertise, além de publicar conteúdo voltado para o que seus potenciais clientes estão procurando. Por consequência, a marca pode até se tornar uma referência na sua área, o que garante que clientes em potencial a busquem para obter mais informações ou mesmo já realizar uma compra.
Quais são as diferenças entre ambas as estratégias
A diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo é que o segundo consiste em um dos principais aspectos do primeiro. Portanto, na realidade, são estratégias que se complementam. Afinal, sem o marketing de conteúdo não se pode aplicar com sucesso o inbound marketing.
Além disso, para o também chamado marketing de atração, é importante entender a jornada de compra do cliente. Isto é, as etapas pelas quais ele costuma passar até realizar uma compra. O primeiro estágio é o de visitante, quando o consumidor acessa o site da marca pela primeira vez, por exemplo.
Se ele se interessar pelo que encontrou – e aqui entra o marketing de conteúdo, com materiais ricos e relevantes para o seu público – pode se tornar um lead, preenchendo o formulário do site para receber e-mails, por exemplo.
Ao nutrir o lead com mais conteúdos relevantes, que atendem as suas necessidades e respondam as suas dúvidas, ele se torna uma oportunidade. Isso quer dizer que está pronto para efetivar a compra do seu produto ou serviço.
Na próxima etapa, ele se transforma oficialmente em um cliente da empresa. Mas o trabalho de inbound marketing e marketing de conteúdo ainda não acabou. Afinal, é preciso fidelizar os leads, para que voltem a adquirir os seus produtos e serviços e também para que ajudem na divulgação do seu negócio.
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