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Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: qual a diferença?

4 de agosto de 2022 por na categoria Inbound Marketing com 0 e 0

Ao falar em estratégias para conquistar e fidelizar clientes não tem como deixar de citar o inbound marketing e marketing de conteúdo. No entanto, qual a diferença entre eles? E como eles devem ser aplicados para que a sua empresa aumente a conversão de vendas?

Se você quer a resposta para essas perguntas, então, continue com a leitura deste artigo. E nos tópicos a seguir aprofunde os seus conhecimentos a respeito do tema.

  • Como funciona o inbound marketing e marketing de conteúdo
  • Quais são as diferenças entre ambas as estratégias

 

Como funciona o inbound marketing e marketing de conteúdo

Na hora de investir em estratégias para sua empresa se destacar no seu ramo de atuação, recomenda-se fazer uso das principais. São elas o inbound marketing e marketing de conteúdo. O primeiro também é chamado de marketing de atração.

Isso acontece porque diferente das estratégias convencionais de divulgar uma marca, o inbound marketing foca em ações que fazem com que o próprio consumidor procure a empresa. Para tanto, aposta nas redes sociais, sites, blogs e demais canais virtuais.

Embora o inbound marketing possa ser feito na maneira offline, hoje em dia a internet se tornou o local perfeito para apostar nessa estratégia. Afinal, os consumidores usam a internet para pesquisar por produtos e serviços antes de adquiri-los.

Enquanto isso, o marketing de conteúdo consiste na criação de materiais informativos e que interessem aos clientes em potencial da empresa. Ou seja, funciona como o combustível do inbound marketing. Isso porque a ideia dessa estratégia é de mostrar a sua autoridade no segmento.

Assim, é preciso publicar nas redes sociais, em blogs e no seu site informações que comprovem a sua expertise, além de publicar conteúdo voltado para o que seus potenciais clientes estão procurando. Por consequência, a marca pode até se tornar uma referência na sua área, o que garante que clientes em potencial a busquem para obter mais informações ou mesmo já realizar uma compra.

 

Quais são as diferenças entre ambas as estratégias

A diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo é que o segundo consiste em um dos principais aspectos do primeiro. Portanto, na realidade, são estratégias que se complementam. Afinal, sem o marketing de conteúdo não se pode aplicar com sucesso o inbound marketing.

Além disso, para o também chamado marketing de atração, é importante entender a jornada de compra do cliente. Isto é, as etapas pelas quais ele costuma passar até realizar uma compra. O primeiro estágio é o de visitante, quando o consumidor acessa o site da marca pela primeira vez, por exemplo.

Se ele se interessar pelo que encontrou – e aqui entra o marketing de conteúdo, com materiais ricos e relevantes para o seu público – pode se tornar um lead, preenchendo o formulário do site para receber e-mails, por exemplo.

Ao nutrir o lead com mais conteúdos relevantes, que atendem as suas necessidades e respondam as suas dúvidas, ele se torna uma oportunidade. Isso quer dizer que está pronto para efetivar a compra do seu produto ou serviço.

Na próxima etapa, ele se transforma oficialmente em um cliente da empresa. Mas o trabalho de inbound marketing e marketing de conteúdo ainda não acabou. Afinal, é preciso fidelizar os leads, para que voltem a adquirir os seus produtos e serviços e também para que ajudem na divulgação do seu negócio.

 

Entenda mais sobre Inbound em um artigo que tem todas as informações completas.

 

Quem busca por resultados em vendas para sua empresa precisa conversar com um consultor da Toulouse, agência especializada em inbound marketing.

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