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O fluxo das vendas complexas ganha rapidez com o Inbound Marketing

11 de novembro de 2021 por na categoria Inbound Marketing, Vendas com 0 e 0

Em muitas empresas, as vendas não acontecem de maneira imediata, mesmo que os clientes estejam muito interessados em um determinado produto ou serviço. Esse tipo de comercialização é chamado de venda complexa e exige um esforço a mais das equipes formadas pelos vendedores.

Mas o fluxo das vendas complexas ganha rapidez com o Inbound Marketing. Quer saber como? Então, continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que são as vendas complexas em empresas
  • Como o Inbound Marketing ajuda nas vendas complexas

 

O que são as vendas complexas em empresas

As vendas complexas são aquelas em que os vendedores devem seguir uma série de procedimentos para fechar negócios com os seus clientes. Isso ocorre porque os produtos ou serviços são mais complexos e podem exigir uma série de reuniões, bem como treinamentos antes de fechar negócio.

É bastante comum que esse tipo de venda ocorra entre empresas, as chamadas vendas B2B, no entanto, não é uma exclusividade delas. Alguns exemplos são a comercialização de máquinas para indústrias e softwares para empresas, quando os compradores devem conhecer bastante o produto antes de adquiri-lo.

As vendas complexas também costumam envolver um número maior de tomadores de decisão, como os sócios de uma empresa que decidem em conjunto pela compra de um determinado item.

Além disso, essa negociação se caracteriza por contar com um ticket médio alto, o que significa que os produtos e serviços envolvidos em uma venda complexa possuem valores mais altos. Por consequência, é ainda uma venda com ciclo mais longo, ou seja, a decisão de compra é mais demorada.

Afinal, como se trata da aquisição de um item de alto valor é normal que os compradores façam um maior número de considerações e avaliações antes de fechar negócio.

 

Como o Inbound Marketing ajuda nas vendas complexas

Em tese, as vendas complexas, como já mencionado, se caracterizam por serem normalmente mais demoradas para se efetivarem. Porém, com o Inbound Marketing, o seu fluxo pode ganhar em rapidez e tornar menos dispendioso o processo para a equipe de vendas.

Para tanto, é importante que haja um trabalho conjunto da equipe de marketing e dos vendedores. Nesse cenário, quem trabalha com o marketing pode promover determinadas ações para que os vendedores já recebam clientes em potencial com maiores chances de fechar negócio.

Dessa maneira, a equipe de vendas não perde tempo com consumidores que podem não ter interesse real nos seus produtos e serviços. Isso exige que a equipe de marketing aposte em ações que ajudem a construir a autoridade da empresa online.

E o Inbound Marketing tem esse objetivo, seja por meio de um site profissional sobre a empresa, que mostre os seus produtos e serviços, seja através de um blog que apresente conteúdos relevantes e de interesse do seu público e com a presença nas redes sociais para promover o relacionamento com a sua audiência.

Quando bem executadas, essas ações têm potencial para transformar a empresa numa referência, contribuindo imensamente com os vendedores na hora de fechar negócio. Da mesma forma, auxilia na manutenção da comunicação com os clientes em potencial, através das redes sociais e do e-mail marketing.

O Inbound Marketing ajuda ainda as empresas a serem encontradas pelo seu público, principalmente quando ele é mais restrito, o que também é comum nas vendas complexas. Por fim, com essas técnicas fica mais fácil mensurar os resultados e avaliar o custo que se tem com cada venda.

 

Entenda mais sobre Inbound Marketing.

 

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