O termo marketing industrial é relativamente novo no mundo e seu conceito ainda não é bem entendido pelas equipes de marketing das indústrias. Alguns empresários dizem que marketing industrial é ineficiente e que não faz diferença no dia a dia da empresa.
Se você acompanha nosso blog ou outros portais sobre marketing, já ouviu falar de Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo. Ambos criam estratégias voltadas para reconhecimento de marca e busca do público-alvo certo para sua empresa se comunicar com quem realmente está interessado em seus produtos e serviços.
É um conjunto de ações que visa a aproximação de sua marca com os consumidores potenciais do seu segmento. Ou seja, ações que vão impactar de alguma forma o departamento responsável pela compra do seu produto.
O B2B (Business to Business) também é gerenciado por pessoas, por mais que sua empresa venda para empresas e não para o consumidor final, estamos falando de pessoas. Tomadores de decisão dentro das empresas são o foco do marketing industrial. Não importa qual setor dá a palavra final, precisamos entender que toda empresa também tem dores para serem solucionadas, assim como a venda B2C (Business to Client)
Diferenciais
Sabemos que os produtos de uma indústria podem ser muito complexos, principalmente os que envolvem tecnologias novas e pouco difundidascom exemplos de usabilidade. São produtos que necessitam de várias etapas para compra, por isso o marketing industrial é focado em mostrar os diferenciais de cada produto para o comprador certo.
O marketing industrial não é pautado só em estratégia e ações certeiras, mas também é em análise e resultado. Os índices e números são dois pontos de equilíbrio para as campanhas darem certo. Tudo pode ser analisado, otimizado ou repensado.
Neste caso não estamos falando de folhetos explicativos ou com características técnicas dos produtos, estamos indo mais além do que isso. Estamos falando de criar desejo pelo seu produto, de criar expectativas reais sobre o que ele poderá fazer. O marketing industrial desperta em seu público-alvo o interesse de conhecer melhor sua marca e seus produtos.
Como implantar?
Antes de pensar em implantar um plano de marketing industrial, sugiro que conheça sua persona, ou seja, a pessoa que toma a decisão de comprar seu produto. Conhecendo as dores que a persona tem e o que seu produto pode fazer por ela, certamente sua empresa achará um meio de ser ouvido.
Sabendo quem é a sua persona, ficará mais fácil conversar com ela através de conteúdos direcionados para os problemas que seu produto pode solucionar.
Retome relacionamentos antigos, muitos clientes param de comprar sem ao menos saber exatamente o porquê. Não importa o motivo, mostre-se disposto a contornar todos os problemas que possam ter ocorrido. E-mail marketing ainda é a melhor ferramenta para conversar com seu cliente.
Invista na sua equipe de vendas, com o marketing industrial implantado a tendência é que sua empresa tenha mais leads qualificados e ter uma equipe preparada para solucionar dúvidas é importante para mostrar oporquê seu produto é mais eficiente do que o do concorrente.
Redes sociais para indústria?
Sim, com certeza! Hoje é praticamente impossível não estar nas redes sociais, seja no Linkedin, Facebook ou Instagram. Mostrar-se presente no dia a dia da sua persona demonstra que ele pode confiar na sua marca quando for necessário.
O vídeo é o formato de mídia mais consumido no mundo. Estima-se que até 2020, 83% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos e que o consumo de vídeos online ultrapasse a televisão tradicional. Previsões ousadas? Talvez! Mas no Brasil já temos 86% da população assistindo vídeos online e 90% das pessoas que assistem vídeo relataram que assistir a um vídeo sobre um produto foi essencial para a decisão de comprar online. Ou seja, o Youtube e o formato de vídeo também tem que entrar no seu planejamento.
Implantar o marketing industrial na sua empresa não é um bicho de sete cabeças, principalmente se você procurar ajuda no lugar certo. A Toulouse é especializada em marketing industrial. Temos uma equipe que desde 2004 traz estratégias que cumprem com o objetivo exigido por cada segmento e cada indústria. Vendas, branding, leads qualificados ou outras necessidades específicas? Converse com um de nossos especialistas e tenha uma indústria ainda mais competitiva.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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