Relatório de marketing para indústria: como o mercado está investindo em atração de clientes pela internet

Maio 31, 2018 por na categoria Vendas com 0 e 0

Muitos céticos ainda duvidam dos resultados do marketing digital, principalmente dos resultados que a indústria pode alcançar com uma estratégia digital. E se você se interessou pelo título desta publicação, você pode ser um destes céticos ou estar em busca de um aprendizado de como usar o marketing para indústria.

Marketing para indústria

Antes de apresentar casos de sucesso de indústrias que investiram em marketing digital e obtiveram resultado, quero apenas relembrar como podemos encontrar o caminho das pedras através do marketing digital. Antes de pensar em resultados, temos que nos perguntar duas coisas: “Quem faz a compra do seu produto ou serviço?” e “Quais as dores dessa pessoa?”.

 

Muitas vezes empresários me dizem: “Meu cliente não está na internet”, “Ele não usa redes sociais” ou “ Ele é antiquado para acreditar na internet”. Vou citar rapidamente um exemplo de uma empresa que presta serviço de proteção veicular colaborativa.

 

A empresa oferece vantagens e benefícios a proprietários de veículos leves e pesados por meio de um sistema organizado de rateio funcional, a um preço acessível. Esta empresa, a AVEP, precisava encontrar uma maneira de falar com os caminhoneiros e eles achavam que este público não estava na internet por ter pouco tempo livre e estar direto nas estradas.

 

Isso foi o que acharam! Ledo engano deles. Em menos de três meses de estratégia, o público respondeu e gerou oportunidades de venda. Esse exemplo é apenas para você entender que não se pode supor um hábito da sua persona. E para o setor industrial, que tem uma compra mais complexa, há como achar sua persona e fazer um marketing efetivo.

Engecass – indústria de equipamentos automobilísticos.

A Engecass é uma empresa de fabricação e comercialização e equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias de todo o país. Seu maior problema? A competitividade do setor é alta e o mercado exige constante inovação e qualidade dos produtos. Primeiro passo foi definir qual a jornada de compra da persona, ou seja, descobrir dores e problemas que a empresa pode ajudar a solucionar, antes mesmo de falar em vender.

 

O segundo passo foi a criação de conteúdos com base nessa jornada e a reformulação completa do site para que a disponibilização e divulgação se tornassem eficazes. Terceiro, segmentar e mensurar. Com estes passos de marketing para indústria, tiveram 625% de aumentono tráfego do site, 500% mais oportunidades geradas e 12% de aumento nas vendas.

SOL Millennium – indústria de dispositivos médicos de segurança

A SOL Millennium é uma empresa chinesa que atua na América do Sul desde 2009 na fabricação de dispositivos médicos de segurança para enfermeiros e demais profissionais de saúde. O seu maior problema era a venda complexa, ou seja, identificaram que a compra passava por pelo menos cinco setores antes da decisão final da compra.

 

O processo de elaboração da estratégia para o marketing foi semelhante ao da Engecass, mas a empresa precisou provar que a segurança nos hospitais não estava sendo analisada de perto. Com textos e e-books específicos sobre segurança em hospitais, conseguiu o aumento de 847,7% de tráfego no site e mais de 11 mil profissionais foram impactados.

 

O retorno sobre o investimento foi de 135%, ou seja, o investimento em compra de mídia digital foi altamente eficaz para difundir o nome da empresa e fecharcontratos recorrentes diretamente com hospitais brasileiros. A empresa se tornou exemplo dentro do grupo global e a estratégia começará a ser difundida em outros países.

 

Estes dois casos não só provam como confirmam que o marketing para indústria é eficaz, independente do setor. Ainda está com dúvidas sobre a eficácia do marketing para indústria? Vou lhe dar mais um exemplo de como as vendas podem ser mais organizadas e efetivas com o marketing para indústria. A empresa Ponteira Rodrigues estava com problemas para diferenciar seus visitantes, muitos e-mails e nada de vendas. A automação de marketing separou os distribuidores dos consumidores finais, trazendo a informação precisa para cada persona. Com essa segmentação o time de vendas focou nos leads qualificados e teve um aumento de 575% nas vendas.

 

A implementação de estratégias digitais não deve ser deixada de lado. Em tempos de concorrência acirrada e estagnação, sua empresa precisa procurar por alternativas eficazes. A Toulouse Comunicação, tem uma ferramenta para você analisar o marketing digital da sua empresa. Com essa ferramenta poderemos começar uma estratégia para mudar de vez o quadro de vendas da sua empresa.

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