Em 2017, o Instagram anunciou que tinha alcançado a marca dos 800 milhões de usuários ativos, registrando aumento de 5%. A plataforma cresce mais do que o próprio Facebook (3,14%) e também mais do que o Snapchat (2,13%). O ano de 2018 foi ainda mais promissor para a rede social e o app alcançou 1 bilhão de usuários ativos por mês. Ou seja, esses usuários ativos acessam o Instagram pelo menos uma vez no mês. E esse número não pára de aumentar.
Criar uma estratégia de marketing digital sem o Instagram é o primeiro passo para um possível fracasso. Uma rede social que atrai tantos usuários não pode ser excluída do planejamento. O problema é criar um perfil e gerenciá-lo do mesmo jeito que você gerencia as outras redes sociais. Há grandes diferenças entre todas as redes sociais e isso é um ponto que tem que ser levado em consideração.
Os usuários do Instagram valorizam uma boa imagem, pois sua concepção é 100% visual. A primeira coisa que você vê é a imagem e depois a legenda e os comentários em seguida. Diferente do Facebook, onde a legenda vem primeiro que a imagem. Outra diferença gritante é o famoso curtir, pois no Instagram você clica duas vezes na foto e pronto. No Facebook, hoje, temos seis formas de reagir a uma foto. Percebe como não dá para tratar os dois públicos da mesma forma?
Então vamos pensar em seis passos para você começar a usar o Instagram de forma eficaz.
Nós, da Toulouse, sempre batemos na tecla da estratégia, pois ela determinará quem vai ser o responsável por cada tarefa, qual será o prazo e principalmente qual o resultado esperado. E antes mesmo da estratégia, você e seu time de marketing precisam saber quem é o seu público-alvo. Não só idade, mas sim comportamentos. Tentar entender os motivos dele estar ali naquela rede social, o que ele procura e o que realmente lhe chama a atenção.
2. Use imagens atraentes, de alta qualidade.
Não se preocupe com a sua falta de técnica para tirar fotos, pois isso pode ser solucionado com algumas leituras pela internet e testes. Você precisa ter em mente que a qualidade da imagem é um elemento importante.
Se o seu orçamento permitir, contrate profissionais para tirar fotos do seu produto. Faça uma sessão bem bonita e aproveite bem a hora do fotógrafo. Não sabe como tirar as fotos? Pesquise perfis semelhantes ao da sua empresa, porque a concorrência pode te dar ótima ideias e também mostrar o que não deu muito certo.
Se o orçamento não permitir, não se desespere. Faça uma busca nos concorrentes e faça testes com o celular e câmeras que você tem. Crie ou busque cenários inspiradores. Um gramado, um parque ou uma praia podem fazer toda a diferença no visual final da sua foto.
Como já diz o nome, rede social é um lugar para ser social, e no caso das empresas, os usuários podem de transformar em seguidores e amantes da sua marca. Mas isso não se consegue apenas com comentários padrões ou resposta vazias.
Sabe a questão de olhar seus concorrentes? Então, olhe de novo. Seus seguidores também estão ali. Uma estratégia para ganhar alguns seguidores é você interagir com os usuários que comentam e curtem as fotos dos concorrentes. Siga-os, curta algumas fotos e depois comente em seus posts, e quem gostar da interação vai seguir seu perfil de volta.
Outros elementos promocionais que também têm eficácia são concursos, gincanas e outras promoções.
À medida que você construir essa comunidade, certifique-se de compartilhar fotos que permitem que seus seguidores vejam os bastidores. Compartilhe fotos dos seus funcionários, das suas instalações, da sua rotina de trabalho, das práticas de fabricação e operações.
Mostrar a personalidade e as pessoas por trás de uma marca pode ajudar a fazer uma conexão muito humana com o seu público, e as pessoas são mais propensas a fazer negócios com uma empresa na qual se sintam ligadas em um nível pessoal.
E como toda rede social, você pode promover seu conteúdo para alcançar mais público. A liberação de anúncios foi gradativa, mas hoje todos os perfis comerciais podem acessar a ferramenta de anúncio e promover vídeos e fotos.
Hoje, o Instagram liberou outros formatos de promoção e não apenas imagem, como alguns anos atrás. Sua empresa pode direcionar ações específicas com os anúncios do Instagram, incluindo:
E claro que os testes não podem ser esquecidos. Preste atenção nas combinações que melhor tiverem resultado, e em seguida dobre os seus esforços nessas combinações enquanto acaba com as campanhas sem resultado.
Sabemos que não vamos agradar a todos no primeiro instante ou na primeira publicação, porém isso não pode nos desanimar. As imagens perfeitas ajudam muito, mas o foco principal é escutar o que seu público faz dentro do Instagram.
Preste atenção ao que os seus seguidores querem de você, incluindo o que eles querem ver de forma diferente, o que eles querem ver menos e o que gostariam de ver mudar. Mostrar-se aberto a críticas ou comentários faz seu público vê-lo com outros olhos. A confiança criada será transformada em vendas, mais cedo ou mais tarde.
Sabia que 25% do Instagram Ads são vídeos individuais? Os vídeos estão em alta e você não pode deixar de usar esse poder de atração ao seu favor. Os vídeos no Instagram podem ter até 60 segundos, mas o engajamento cai rapidamente quanto maior a duração do vídeo. Se você deixa o público interessado nos primeiros 30 segundos, eles ficam propensos a permanecer e interagir.
Dicas extras:
Você pode se sentir tímido na frente de uma câmera, mas não precisa falar em cada vídeo. Usar vídeos animados, por exemplo, pode ser a solução para sua timidez. Algumas dicas do que fazer nos seus vídeos:
Essas dicas são apenas o começo da sua jornada dentro do Instagram. A Toulouse é especializada em Marketing Digital, e aqui criamos estratégias para que nossos clientes tenham retorno em vendas e branding através do Instagram. Entre em contato com um dos nossos especialistas!
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