Ter uma marca bem posicionada no segmento de mercado no qual atua é um passo importante para o seu sucesso. Com isso, é possível aumentar a conversão de vendas, fidelizar clientes e, o melhor, contar com uma empresa de confiança e credibilidade no seu ramo.
Se você tem interesse no assunto e quer saber mais, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir tudo sobre como o posicionamento de marketing fortalece a imagem da sua empresa.
O que é o posicionamento de marketing
Qual sua relevância para as empresas
O que é o posicionamento de marketing
O posicionamento de marketing nada mais é do que uma sequência de ações que faz com que uma empresa ganhe uma determinada posição no seu segmento de mercado. O melhor é quando essas ações são previamente pensadas e executadas.
Dessa maneira, a empresa obtém o posicionamento que deseja e não corre o risco de chegar a uma posição que não era a almejada. Para tanto, é preciso ter em mente alguns aspectos fundamentais, como os 4 Ps do marketing, que são preço, praça, produto e promoção.
Ao defini-los, é possível conquistar o posicionamento de marketing desejado. Isto é, a empresa passa a ser vista como o esperado, não só os seus produtos e serviços ganham visibilidade como o público entende o seu diferencial de mercado e como ela pode atender as suas necessidades.
Para entender melhor, vale a pena explicar que preço se refere basicamente ao valor do seu produto ou serviço, praça consiste nos pontos de venda escolhidos para comercializar os mesmos, produto é o que se vende e exige que se entenda todas as suas características e como atende o consumidor.
Por fim, promoção refere-se à forma que as mercadorias ou serviços são apresentadas para o seu público-alvo. É importante ter essas informações bem claras para apostar em ações que permitam à empresa ganhar a posição que quer alcançar.
Qual sua relevância para as empresas
Como você já pode imaginar, o posicionamento de marketing, quando realizado de maneira correta, oferece inúmeras vantagens. Primeiro, consegue atingir o público-alvo correto, ou seja, os consumidores que realmente se interessam pelo que é vendido.
Segundo, é possível aumentar a conversão de vendas de modo mais eficiente, uma vez que os produtos e serviços são oferecidos nos lugares certos, de modo que sejam encontrados com agilidade pelos consumidores.
O posicionamento de marketing também permite fidelizar clientes, o que se obtém quando eles têm uma experiência de compra satisfatória que os façam querer fazer negócios novamente com a sua empresa. A fidelização promove ainda a propaganda boca a boca, que é gratuita e aumenta a sua credibilidade.
Já para iniciar o adequado posicionamento de marketing, é preciso fazer uma estratégia de marketing, definindo objetivos, bem como os canais de comunicação e escolhendo a melhor maneira de se comunicar com o seu público. Um cronograma de atividades ajuda nessa tarefa.
Em outras palavras, as ações de marketing não podem acontecer de modo aleatório. É necessário pensar muito bem em cada uma delas e como podem contribuir com o seu negócio a se posicionar de maneira assertiva no seu ramo de atuação.
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